Cotidiano

RR recebe mais de R$ 600 mil para combater a malária

Verba atenderá todos os municípios do Estado

Com o objetivo de combater a malária, o Ministério da Saúde (MS) enviou a Roraima um recurso extraordinário de R$ 678 mil para atender todos os municípios do Estado.

De acordo o Plano de Demanda de Investimento, protocolado pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite), o investimento busca operacionalizar ações de eliminação da doença.

Essa verba será destinada para a compra de 3 caminhonetes, 8 motocicletas, 4 microscópios biológicos, 4 computadores, 30 bombas pulverizadoras e 15 termonebulizadores portáteis. Esses itens serão distribuídos conforme a necessidade de cada município.

Cada um dos 15 municípios recebe um termonebulizador e duas bombas pulverizadoras aspersoras. São contemplados com as motocicletas os municípios de Amajari, Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis, Cantá, Bonfim, Iracema e Mucajaí.

Os microscópios serão encaminhados ao Lacen-RR (Laboratório Central de Roraima) para distribuição de acordo com a necessidade de novos postos ou reposição.

Os novos veículos e computadores ficarão na Gerência do Núcleo Estadual de Controle da Malária dando apoio aos municípios de acordo com a situação epidemiológica.

MALÁRIA – A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente.

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.

Com informações da Secom-RR