Cotidiano

RR tem 1ª mulher do Brasil promovida ao posto de coronel do Corpo de Bombeiros

Formada soldado em 2001, Vanísia de Sousa foi a 1ª colocada de uma turma de 185 militares a ingressar na corporação

No mês das mulheres, um fato inédito marca a história do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e do Brasil. Pela primeira vez, uma mulher alcançou o posto máximo na hierarquia militar da instituição. A roraimense Vanísia de Sousa, de 36 anos, é a única coronel da corporação em todo o País. A promoção foi realizada na tarde desta quarta-feira, 22, na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, na Praça do Centro Cívico.

“Estou extremamente feliz, pois essa conquista representa muito para as mulheres e para a segurança pública do nosso País. É uma conquista cheia de simbologias. Tenho muito orgulho de ter chegado até aqui e mais orgulho ainda por ter recebido a promoção das mãos da única mulher governadora do Brasil”, destacou.

Segundo Vanísia, foram muitos anos de trabalho até chegar ao posto de coronel. “Esse é o fechamento de um ciclo. Entrei na corporação como soldado, estudei muito e trabalhei mais ainda para me tornar oficial e poder estar hoje recebendo essa promoção tão importante”, disse.

Vanísia formou-se soldado em 2001. Foi a 1ª colocada de uma turma de 185 militares, fez academia de oficiais no Corpo de Bombeiros do Pará, tornando-se a primeira oficial mulher de Roraima. Comandou a primeira e única expedição feminina realizada ao Monte Roraima, na tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana. É formada em gestão de riscos coletivos, Administração de Empresas, Direito, cursou magistério em Educação Física, é mestranda em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos.

Após 17 anos dedicados à segurança pública, antes da promoção Vanísia ocupava o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde em Brasília. Além de ser instrutora dos cursos de formação, aperfeiçoamento e especialista do sistema de segurança pública do Estado e da Federação.

De acordo com a governadora Suely Campos (PP), é uma satisfação, além do sentimento de conquista, promover a primeira mulher coronel do Corpo de Bombeiros, o que representa um avanço para a instituição. “Sabemos do potencial da mulher em todas as esferas da sociedade e no campo de trabalho. Essa promoção é prova disso”, afirmou.

Primeiras mulheres ingressaram na Corporação no ano de 2001

O ingresso das primeiras bombeiras no Corpo de Bombeiros de Roraima ocorreu em 2001 e, desde então, a participação feminina nas atividades diárias da corporação não parou de crescer.

No início, elas chegaram de forma discreta e hoje são 76 mulheres que exercem as funções sem nenhum tipo de distinção, fazendo o mesmo serviço que os homens, tanto no operacional quanto no administrativo. Estão presentes na maioria dos postos e graduações existentes na carreira de bombeiro militar, tendo grande representatividade dentro das diretorias, batalhões e no próprio Comando-Geral.

A chegada delas à corporação foi um dos melhores momentos vividos pela instituição, o ano da emancipação, o que representou novos e grandes desafios que foram, com o auxilio da força feminina, superados ao longo dos anos.

Com novo comandante, Corpo de Bombeiros promove 19 militares

O Corpo de Bombeiros está sob novo comando. O coronel Cláudio Amaral deixou o comando e em seu lugar assumiu o coronel Doriedson Silva Ribeiro. A solenidade foi comandada pela governadora Suely Campos (PP), na tarde de ontem, na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos. Amaral estava no posto desde janeiro de 2015, em sua segunda passagem como comandante da tropa. Doriedson Ribeiro é roraimense, está desde 2002 na corporação e foi o primeiro oficial do quadro estadual a ocupar o posto.

A solenidade também marcou a promoção de 19 bombeiros militares, em diferentes postos, entre eles o próprio comandante-geral, que deixou o posto de tenente-coronel e foi promovido a coronel. “São profissionais que atuam nas mais diferentes situações, arriscando a própria vida. Cada um dos promovidos é merecedor dessa conquista, assim como os demais que desempenham de forma brilhante o ofício, e que também caminham para serem promovidos no futuro”, disse a governadora.

FUNDO – Durante a solenidade, a governadora assinou decreto que regulamenta o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. “Quando falamos das missões executadas por esses homens e mulheres, não podemos jamais esquecer que o sucesso delas depende tanto da capacidade, quanto dos equipamentos que eles têm à disposição. Esse fundo vai ser um importante auxílio para que a corporação possa desempenhar seu trabalho da melhor forma possível”, destacou Suely.

Doriedson é o primeiro, entre os militares estaduais que ingressaram na Corporação por meio de concurso público, a assumir o comando da tropa. “É um momento histórico, pois a Corporação sempre foi dirigida por oficiais do ex-Território. E agora, sendo promovido a coronel, eu tenho a oportunidade de ser o primeiro comandante oriundo das fileiras do Estado de Roraima”, disse.

Ele comentou sobre a expectativa da nova missão. “Nos dois últimos anos o coronel Amaral fez um trabalho muito bom à frente da corporação. Então espero poder prosseguir com esse bom trabalho que ele deixou e ampliar as atividades no interior do Estado e aqui na Capital”.

O coronel Edvaldo Amaral, que agora volta para a reserva, falou sobre o legado que deixa para os militares que permanecem nas fileiras da Corporação. “Nós conseguimos reestruturar o Corpo de Bombeiros com a ajuda fundamental da governadora Suely Campos, tendo em vista que a cada ano enfrentamos diferentes situações de emergência, como incêndios florestais devido à estiagem, ou alagamentos em virtude das cheias nos rios”, disse.

Segundo ele, houve necessidade de investimentos na Corporação. “O nosso trabalho foi apenas de ser o condutor, e fazer o que era necessário. A corporação hoje está reestruturada e eu não tenho dúvidas de que o coronel Doriedson vai fazer um grande trabalho, com apoio da tropa”, disse.

PROMOÇÃO – O bombeiro Everson Cerqueira, que também foi promovido ao posto de coronel, falou sobre o que representa a promoção para os militares. “É um momento ímpar em nossa vida profissional e um marco, pois é a primeira vez que um concursado assume o comando geral da corporação”, destacou.

Mesma opinião compartilhada com o agora primeiro-sargento Igor Tavares. “O militar aguarda ansiosamente pela promoção. Esse é um reconhecimento que, de certa forma, a sociedade também dá a ele, pela forma com que nos dedicamos, saindo todos os dias de nossas casas, deixando nossas famílias, para cumprir a missão da melhor forma possível. Quando temos esse retorno, só nos resta acordar no dia seguinte com mais ânimo ainda para fazer sempre o nosso melhor”.

Na gestão Suely Campos, em 2015 foram promovidos 60 militares do Corpo de Bombeiros. Em 2016, 44 e este ano, 19, totalizando 123 promovidos em três anos.

PERFIL – O coronel Doriedson Silva Ribeiro é natural de Boa Vista/RR, filho de Ayres Pinto Ribeiro e Sebastiana do Perpétuo Ribeiro, graduado em Gestão de Risco Coletivo pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), frequentou o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar no Instituto de Segurança do Pará (IESP), pós-graduado em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pós-graduado em Gestão Pública das Instituições Militares pela Escola Superior de Comando Bombeiro Militar do Rio de Janeiro.

Dentre as diversas funções que ocupou na Corporação, foi comandante da Companhia de Combate a Incêndio, chefe da Divisão de Operações da Defesa Civil, diretor de Pessoal e Legislação, comandante do Batalhão de Proteção Ambiental, subcomandante Operacional, diretor de Assuntos Civis e Relações Públicas, chefe de Gabinete do Comando-Geral e secretário executivo da Defesa Civil.