Cotidiano

Radar eletrônico é educativo, mas após fase de teste passará a multar infrator

Prefeitura também irá instalar outros dispositivos na cidade, inclusive nos semáforos para multar quem ultrapassa sinal vermelho

Os condutores de Boa Vista que trafegaram pela Avenida Ville Roy, no fim de semana, foram surpreendidos ao se depararem com um radar de fiscalização eletrônica, no trecho do bairro Canarinho, na altura do igarapé Mirandinha. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) informou ontem que, a princípio, o objetivo é de conscientizar os condutores a respeitar dos limites de velocidade e as leis de trânsito.

Somente após a conclusão dos testes, o radar “pode se tornar repressivo de acordo com a necessidade”, conforme informou. Nessa fase de testes estão sendo regulados a altura, o foco e a posição correta para que funcione dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Internautas relataram imprecisões na velocidade informada no visor do radar.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, a iniciativa busca proporcionar ao condutor um tráfego mais seguro e mostrar para a população que o acompanhamento está sendo feito pelos órgãos competentes. “É preciso que os condutores tenham consciência de que há a necessidade de trafegar com segurança. O excesso de velocidade tem sido o nosso maior problema, causando graves acidentes com danos não apenas materiais, mas físicos e, muitas vezes, levando a óbito”, destacou.

A intenção é que a instalação deste radar possa reduzir o número de acidentes. “Outros equipamentos serão instalados em diversos pontos da cidade. Este é um equipamento demonstrativo e visível, mas outros em menor porte também serão instalados para que o condutor saiba que é preciso estar sempre dentro dos limites de velocidade, independente de enxergá-los ou não”, frisou Barros.

Além dos radares eletrônicos, outros dispositivos serão instalados também nos semáforos da Capital. “Estes dispositivos serão capazes de registrar e processar a notificação de multas para quem avançar o sinal vermelho. A nossa recomendação é que a lei seja sempre respeitada e quem optar por não obedecê-las certamente sofrerá consequências. Qualquer pessoa que exceda o limite ou não respeite a sinalização poderá ter a infração efetivada”, destacou.

Existe a opção de deixá-lo de forma educativa ou repressiva e, segundo Barros, este será adequado de acordo com a necessidade. “Não há um prazo para que os demais radares sejam instalados pela cidade, mas estamos fazendo o possível para que essa fase de testes seja breve. Após a finalização e a contratação do material necessário, as avaliações continuarão sendo feitas para que todas as vias que precisem deste tipo de equipamento sejam contempladas”, ressaltou.