Cotidiano

Rádio Folha completa 14 anos com prioridade na informação ao ouvinte

Próximos planos incluem transmissão em FM, mantendo informação, entretenimento e a prioridade ao ouvinte

No mesmo dia do aniversário da Folha, 21 de outubro, também se comemora 14 anos de existência da Rádio Folha AM 1020. A diretora da Rádio, Carolina Cruz, afirmou que, por conta de o veículo ser pertencente a um grupo de comunicação e em razão da transmissão da rádio ser por meio das ondas AM, a prioridade é repassar informações para as pessoas que têm pouco acesso aos outros meios.

“A Rádio Folha 1020 acaba sendo ouvida em todos os municípios e, em alguns casos, dependendo do horário, chega até a alcançar outros estados e países que fazem fronteira. Por esse alcance, procuramos priorizar na rádio a informação, uma maneira que vai um pouco em caminho oposto a que outras rádios fazem, que seguem pelo caminho do entretenimento”, disse Carolina ao ressaltar que os próximos planos incluem a transmissão também em FM, mantendo a aliança entre a informação, o entretenimento e a prioridade ao ouvinte.

“No nosso Estado, é de conhecimento geral que nem todo mundo tem acesso à internet e que aqueles que conseguem a tem de maneira escassa e, às vezes, com má qualidade de sinal, por isso priorizamos o entretenimento com a informação e a participação do ouvinte. O nosso ouvinte está sempre em primeiro lugar”, frisou a diretora.

Dando a oportunidade ao ouvinte, segundo Carolina, torna-se uma forma de atender às demandas dos moradores dos municípios, que dificilmente podem enviar uma denúncia por aplicativo de mensagem ou até vir até a sede do jornal. “Não costumamos barrar nenhum tipo de participação e boa parte dos programas tende a ter esse espaço voltado para o povo, para saber o que os nossos ouvintes estão precisando com essa forma de participação, que é rápida, por meio de uma ligação. Dessa forma, nós conseguimos dar ouvidos à nossa população no interior e muitas vezes pautar as investigações dos nossos repórteres”, salientou.

A VOZ – Uma das figuras mais emblemáticas da Rádio Folha é o Repórter 1020, que produz reportagens sobre pautas diversas do dia a dia, de política à polícia. Encarregado do cargo há 10 anos, o radialista Antônio Sousa acredita que o trabalho representa o compromisso de trazer as notícias em tempo real para os ouvintes no momento em que elas estão acontecendo.

“Nós procuramos estar juntos à notícia. Acompanhamos as informações por meio das nossas fontes, dos colegas de profissão e da própria sociedade. Estamos sempre prontos para divulgar o que mais interessa a população”, afirmou.

O repórter declarou que, ao longo da última década, já passou por momentos de tensão, com casos de homicídio e operações. “Eu já participei, junto com outros colegas, de um grupo de negociação com detentos que estavam realizando uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Eles exigiram a presença da imprensa no local e fomos tentar dialogar com eles, junto à polícia”, afirmou.

Todos esses trabalhos trouxeram o reconhecimento do Repórter 1020 em seu movimento pela cidade, inconfundível por conta do colete azul que sempre porta com a logo da Rádio Folha. “É muito interessante essa parte. As pessoas me param na rua para conversar, contar fatos, coisas que ouviram na rádio e denunciar, reclamar da situação em que estão vivendo, da falta de asfaltamento nas ruas. É muito gratificante”, ressaltou. (P.C.)