Entretenimento

Rádio Folha resgata tradição de oração e reflexão

Para resgatar o hábito muito conhecido entre os cristãos, a Rádio Folha colocou em sua programação a ‘Hora do Ângelus’ todos os dias às 18 horas como segue a tradição

Ângelus é uma oração que honra a Encarnação do Salvador e, ao mesmo tempo, reconhece os méritos de fé e humildade da Virgem Maria. Na tradição, as pessoas fazem uma oração em um momento de silêncio.

Para resgatar o hábito muito conhecido entre os cristãos, a Rádio Folha colocou em sua programação a ‘Hora do Ângelus’ todos os dias às 18 horas como segue a tradição.

De acordo com a diretora de programação, Ana Carolina Cruz, é uma forma de homenagear o costume de ter um momento para a reflexão. “A Hora do Ângelus é muito conhecida por nossos pais e avós, e a tradição veio perdendo força com a correria do dia a dia, antigamente, as pessoas esperavam por esse momento na rádio para fazer a oração em família, como o público da Rádio Folha ainda tem esse perfil resolvemos incluir em nossa programação”, relata.

Todos os dias, no mesmo horário, serão transmitidos um salmo e a oração do pai nosso, em seguida uma música com a temática cristã. “A Hora do Ângelus é um momento de reflexão da Fé Cristã e das práticas tomadas no dia a dia”, ressalta.

Hora do Ângelus

As orações podem ser tanto no âmbito coletivo na reunião em comunidade, como ocorre em algumas Igrejas, quanto pode ser um momento individual de orações. A tradição também conhecida como a hora das Ave-Marias é rezada às 6h, às 12h e às 18h.

A composição da oração do Ângelus é atribuída ao beato papa Urbano II (pontífice de 1088 a 1099). Já a tradição de rezá-la três vezes ao dia foi iniciada pelo rei Luis XI, da França, em 1472.

Reza-se o Ângelus, tradicionalmente, às 6 horas, ao meio-dia e às 18 horas. Muitas localidades preservam o costume de tocar os sinos das igrejas para destacar a popularmente chamada “Hora da Ave-Maria“.