Política

Receita libera calendário para declaração do imposto de renda

Declaração dos ganhos de 2016 pode ser entregue a partir do dia 2 de março até o dia 28 de abril

Contribuintes fiquem atentos. A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (6) o calendário para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 (IRPF 2017).

A declaração, referente aos ganhos de 2016, pode ser entregue a partir do dia 2 de março até o dia 28 de abril.

Por meio de normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Receita Federal antecipou a divulgação das datas do IRPF 2017 neste mês de janeiro.

A medida é contrariada a feita em anos anteriores quando o calendário era disponibilizado ao contribuinte em fevereiro.

Para que o contribuinte se programe e não deixe para última hora a entrega da declaração, o Brasil Econômico listou as datas; veja:

* 20 de janeiro

Disponibilização dos programas auxiliares para download para a declaração do imposto de Renda do Carnê-Leão e Ganho de Capital. Os arquivos vão estar disponíveis no site da Receita Federal;

* 23 de fevereiro

Disponibilização do Programa Gerador da Declaração do Imposto 2017 no site da Receita Federal;

* 2 de março

Inicio da recepção da DIRPF 2017 e disponibilização das Declarações m-IRPF e pré-preenchida;

* 28 de abril

Contribuinte tem até às 23h59 para o envido do imposto de renda referente aos ganhos de 2016. A orientação, tando da Receita Federal quanto de contadores é que o brasileiro separe os documentos necessários: RG, CPF, comprovantes de rendimentos e recibos de pagamento e façam a declaração com cuidado. Isso evitará erros e possibilidade de o contribuinte cair na temina malha fina. Vale ressaltar também que, quem entrega a declaração rápido, caso tenha algum valor a restituir, receberá rápido também.

A Receita Federal informou ainda que na segunda-feira (9) a partir das 9h será disponibilizada ao contribuinte a consulta multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, contemplando as restituições residuais, referentes aos exercícios de 2008 a 2016.

O crédito bancário para os 177.539 contribuintes será realizado no dia 16 de janeiro, totalizando o valor de R$ 370 milhões. O contribuinte pode consultar se consta ou não no multiexercício no site da Receita Federal. Outro canal de consulta é por meio do telefone, no número 146.

A Receita Federal informou ainda que caso o valor não seja creditado na conta informada pelo contribuinte, pode se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades). Deficientes auditivos devem consultar por meio do telefone 0800-729-0088.

Com informações do portal IG