Cotidiano

Receita libera pagamento de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal começou a pagar no início desta semana o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017. O lote inclui também as restituições residuais de 2008 a 2016. Segundo a Receita Federal em Roraima, 2.060 contribuintes do Estado receberão a restituição do IRPF 2017 neste segundo lote. Contribuintes com declarações retidas e que receberão o valor agora somam 218 pessoas.

Depois do pagamento do primeiro lote para pessoas com prioridade, idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave, agora têm prioridade no recebimento das restituições aqueles contribuintes que enviaram primeiro a declaração.

Os valores de restituição dos lotes tradicionais são pagos se não houver inconsistências na declaração do contribuinte. Se tiver erro, ou pendência, a declaração é retida na malha fina para verificação e só é liberada após correção (por meio de declaração retificadora), ou apresentação de documentos pelo contribuinte.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante formulário eletrônico. Os próximos lotes do Imposto de Renda 2017 serão liberados nos dias 15 de agosto, 15 de setembro, 16 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.

CONSULTA – Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na Internet (http://idg.teceita.fazenda.gov.br) ou pode ligar para o telefone 146. Na consulta à página da receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificados pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificada. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do Imposto de Renda e situação cadastral no CPF. (E.S)