SISTEMA PRISIONAL
Recontagem de presos aponta 37 foragidos da Pamc
De acordo com a Sejuc, o número inicial era de 42 detentos, no entanto, cinco foram recapturados; A pasta afirma que medidas já estão sendo adotadas
Por Folha Web
Em 12/06/2018 às 11:59
Da esquerda para a direita: Sandro Moura, da Pamc; Coronel Macedo, da Sejuc; Tenente Coronel Perez, adjunto da Sejuc; e Andre Fraga, do Desipe (Foto: Wenderson de Jesus)

Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 12, o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Coronel Paulo Roberto Macedo, atualizou o quantitativo de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), após fuga registrada na madrugada da sexta-feira passada, 8.

Além do titular da Sejuc, a coletiva contou com a presença do secretário adjunto da pasta, Tenente Coronel Fabrício Perez; do diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), André Fraga; e do diretor da Pamc, Sandro Moura.  

De acordo com ele, no universo de cerca de 1.300 presos, 42 não foram encontrados na unidade. Entretanto, cinco deles foram recapturados por agendes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) no sábado, 9, em uma residência no bairro Senador Hélio Campos, reduzindo esse número para 37 detentos.

Aos veículos de imprensa, o coronel informou que a recontagem de presos na unidade não era realizada desde março deste ano, época antes de assumir a pasta. Em parte, segundo ele, a questão se deu em razão dos problemas de estrutura da Pamc, o que acaba dificultando a acesso das equipes de segurança aos presos.

“A estrutura atual da Pamc impede das equipes realizarem essa recontagem, mas todas as medidas estão sendo tomadas para que essas pessoas venham a ser recapturadas e que a unidade também possa vir a ser reformada”, declarou o secretário, ressaltando ainda que as linhas de investigação para a recaptura dos detentos estão guardadas em sigilo, para não comprometer os trabalhos das equipes de segurança.

Sobre a delicada situação estrutural da unidade, ele destacou que todas as medidas para o avanço das obras de reforma da unidade já estão sendo providenciadas junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). Com relação à construção do novo presídio, a questão será discutida essa semana junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Desde o início deste ano, nós já contabilizamos a descoberta de oito túneis na Pamc, sendo cinco deles nos dois últimos dois meses. De fugas, temos apenas duas confirmadas e as demais foram abortadas. É uma situação que preocupa, mas estamos tomando providências, o que incluiu também o início da obra do novo presídio, que já estao com todos os atos  de construção autorizados pelo Depen, faltando apenas da aprovação do modelo de estrutura. Somente apos isso é que poderemos contratar a empresa e iniciar a obra”, pontuou.

Outros apontamentos feitos por Macedo incluem o destravamento do projeto para a realização de concurso público para agentes penitenciários e reforço da vigilância interna da unidade.

“Atualmente, nós temos 8 agentes penitenciários por cada plantão, fora o suporte da PM na segurança externa da Pamc. A gente saber que para o número atual de presos, esse quantitativo é muito pequeno, mas nos próximos dias a Sejuc vai ter uma reunião com a Casa Civil para discutir os entraves em relação ao concurso público para agentes penitenciários. Outra medida é que aumentaremos a vigilância no perímetro da penitenciária e a gente até alerta a população para que não se aproximem da unidade. Qualquer pessoa desconhecida que for encontrada por lá, será repreendida, até mesmo com tiro”, concluiu.  

Informação Atualizada às 13h30, após atualização da lista de foragidos pela Sejuc. A Matéria completa você confere na Folha Impressa desta quarta-feira, 13.

VEJA O VÍDEO:

Damiao disse: Em 12/06/2018 às 14:23:47

"Piada nacional essa cadeia pública de Roraima. Só fica preso quem quer mesmo."

VOTO NULO.... disse: Em 12/06/2018 às 14:05:02

"Esse concurso já vai virar lenda esse governo não cumpriu nem metade das promessas que fez!!! Há lembrei aqui tudo e na base do cargo comisionado oque nos restas são os concursos Federais!!! "

Manuel disse: Em 12/06/2018 às 13:51:52

"guarda nacional, pm, pc agentes penitenciários... quanto será a folha de pagamento deste pessoal todo? O ideal seria privatizar logo esta coisa...todos os dias temos fugas assassinatos entre outras mazelas."

Aramis disse: Em 12/06/2018 às 12:47:19

"Quantos ainda faltam recapturar da grande fulga?"

Pessoa disse: Em 12/06/2018 às 12:22:35

"Renuncia governadora, fica menos ridículo por que isso já virou palhaçada a muito tempo!!!!"

VOTO NULO.... disse: Em 12/06/2018 às 14:02:55

"Ela ainda tem um sonho de ganhar as eleições kkkkk"

Oliveira disse: Em 12/06/2018 às 14:33:41

"Oxi renunciar pq?? Aí abre brecha pra todos os políticos renunciarem...."