Cultura

Recreio Musical visita escolas da capital

Nesta quinta-feira, 08, será a vez da Escola Hildebrando receber o projeto

O projeto interativo ‘Recreio Musical’ inicia nesta quinta-feira, 08, suas atividades na capital. A ação leva cultura para alunos de escolas públicas, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da música.

A primeira unidade de ensino a ser assistida pelo projeto será a Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt, no bairro dos Estados, na zona Norte. As apresentações ocorrem sempre na hora do intervalo das atividades.

Na sexta-feira, 09, será a vez da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro, zona Sul, receber a ação, e na segunda-feira, 12, a Escola Estadual Carlos Casadio, Cinturão Verde, zona Oeste da capital.

 

OBJETIVOS

Idealizado pelo cantor e compositor roraimense Halisson Crystian, o projeto Recreio Musical pretender atender até o fim do ano,  7.798 alunos do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA ).  A ideia é usar a música como ferramenta eficaz na formação e ampliação de platéia, além de divulgar o trabalho artístico produzido em Roraima.

Segundo Crystian, os professores poderão aproveitar as letras das músicas apresentadas, que falam de questões ligadas à geografia, diversidade, ecologia, respeito aos direitos dos cidadãos, culinária, história e identidade regional, para levar conhecimento à sala de aula.

 

HISTÓRICO DO PROJETO

O artista Roraimense Halisson Crystian idealizou o projeto Recreio Musical em 2006 e desde então já atendeu as escolas públicas da rede estadual de ensino na capital de Roraima.

Durante os últimos oito anos, o projeto contemplou todas as escolas da capital, atingindo só em 2012 o representativo número de mais de 19.000 espectadores, entre alunos do ensino fundamental e médio, professores e funcionários das escolas.               

Em 2014 Halisson propôs o Recreio Musical que foi aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura, onde atendeu mais de 15.374 pessoas em 46 escolas nos 15 municípios de Roraima. Projeto é um sucesso, repercutiu de forma positiva e é bastante solicitado pelos professores e gestores.

Para o cantor e compositor Halisson, “o sucesso da proposta é demonstrado através das opiniões positivas e as demonstrações de satisfação por parte do público alvo e a ampla participação e interesse por atividades desta natureza nos faz acreditar no sucesso desta proposta”.