Política

Reeleição da Mesa Diretora provoca polêmica e muito bate-boca na Câmara

Recondução da Mesa Diretora antes de completar o mandato de dois anos deverá parar na Justiça, pois o G10 quer a nulidade da sessão

A Mesa Diretora que foi eleita no início do ano, após a posse dos vereadores, foi reconduzida ontem por mais dois anos, na Câmara de Boa Vista, em uma votação que teve direito a discussões acaloradas e saída intempestiva dos vereadores da sessão. Os vereadores do G10, bloco que se diz da base aliada da prefeita Teresa Surita (PMDB), e os parlamentares do G11, grupo que se considera independente, divergiram quanto à recondução da Mesa. Os descontentes após o bate-boca, se retiraram da sessão.

A confusão começou em uma reunião privada e, quando a sessão recomeçou, houve a votação surpresa do requerimento de recondução da Mesa Diretora até 2020, aceito por 11 votos. Quando o outro grupo percebeu a manobra, começou o bate-boca. Seguindo a orientação do líder do G10, vereador Zélio Mota (PSD), os parlamentares se retiraram do plenário. “Vamos entrar na Justiça contra a decisão. Foi um absurdo e vergonhoso o que aconteceu na Câmara”, disse Mota.

Em entrevista à Folha, o presidente da Câmara, Mauricélio Fernandes, afirmou que o setor jurídico da Casa foi consultado e confirmou a legalidade da recondução. No entanto, a vitória do chamado G11 revelou uma divisão clara no Legislativo municipal.

O G10 é formado por Renato Queiroz, Doutora Magnólia (PPS), Manoel Neves (PRB), Mirian Reis (PHS), Aline Rezende (PRTB), Linoberg Almeida (Rede), Zélio Mota (PSD), Pastor Jorge (PSC), Doutor Wesley (PC do B) e Nilvan Santos (PSC).