Política

Reforma administrativa pretende economizar R$ 18 milhões

Além de junção e extinção de secretarias, o governo vai reduzir comissionados e salário de secretários

A governadora Suely Campos (PP) anunciou hoje, em entrevista coletiva, as principais mudanças no primeiro escalão do Governo de Roraima.

Ela revelou mudanças nas pastas de Comunicação, Cerimonial e Planejamento e negou alterações imediatas na pasta da Educação. Suely disse que amanhã anunciará os nomes dos novos secretários.

Ainda falando em mudanças, a chefe do Executivo estadual afirmou que a reforma administrativa, estudada desde o final de 2015, já está pronta e que deverá ser encaminhada para a Assembleia Legislativa também nos próximos dias. Na Casa Legislativa, os deputados estaduais farão a análise e votarão as mudanças.

Suely comentou que a reforma é necessária. “Não tem como a máquina continuar com muitas secretarias num momento em que a gente tem tanta dificuldade financeira. Isso implicará em algumas demissões, senão não economizaremos nada”, frisou.

Quanto aos órgãos que serão extintos ou fundidos, Suely adiantou apenas a fusão do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), por se tratar de pastas de áreas afins. A Secretaria de Articulação Municipal e Política Urbana será extinta, assim como as extraordinárias de Relações Institucionais.

Outra mudança anunciada por Suely será a junção da Universidade Virtual (Univir) com a Educação e a integração das pastas Cerimonial e Ouvidoria na Casa Civil. Também haverá a transferência do Turismo e do Museu Integrado na secretaria de Cultura.

O departamento de Geotecnologia e Cartografia irão para o Iteraima e a Secretaria de Assuntos Municipais se tornará Secretaria de Cidades, para melhorar a integração com os municípios.