Entretenimento

Refugiado da Crise, músico venezuelano busca oportunidade em Roraima

Ragner Tovar tem uma vida inteira dedicada à música, é professor universitário, mestre e toca mais de quinze instrumentos musicais. Sua história com a música começou aos cinco anos, quando iniciou o aprendizado. De lá pra cá, sua história e currículo fala de lugares onde estudou e se apresentou como músico erudito.

Hoje, ele está em Roraima, refugiado da crise que assolou o país em que nasceu. “Depois que me formei, fui me aprimorar na Europa e me apresentei em vários países, mas meu sonho sempre foi voltar para o país em que nasci para poder repassar meus conhecimentos como professor. E isso aconteceu, mas depois da crise, fui aguentando por um tempo, um ano, dois anos, até que ficou insustentável, não tinha emprego, todos os meus alunos abandonaram as aulas, não tinha condições de viver, eu e minha esposa tentamos fugir para Roraima, mas quem tem currículo universitário está tendo dificuldade de sair do país”. relatou.

O músico conta que sua vida mudou intensamente, mas que acredita que os anos dedicados aos estudos não foram em vão. Apesar das dificuldades, o artista relata que sua verdadeira paixão é tocar em público, devido à intensidade dessa experiência.

“Essa variedade tem sido muito enriquecedora na minha evolução e, nesse sentido, desejo continuar a encontrar diferentes públicos que acrescentem algo à minha experiência, melhorando a minha formação pessoal e musical. Não sei se sou um músico do mundo, mas seguramente desejo continuar a viajar pelo mundo para tocar e/ou aprender”, disse.

O músico tem no repertório conhecimento sobre variados ritmos, entre eles, Jazz, Música Clássica, Flamenco. Além das origens venezuelanas, o cantor segue com inspiração de cantores brasileiros de Bossa Nova e MPB. “A música brasileira eu aprendi em Portugal, lugar onde morei e conheci muitos brasileiros, mas agora quero ter a oportunidade pra conhecer ainda mais”. relata.

Hoje, o músico procura espaço para apresentações em Roraima. “Estou em busca de emprego, e o que sei fazer de melhor é a música”, relata.

O contato para shows e apresentações pode ser pelo telefone 99171-9403 ou 99177-8319. O músico também tem um canal no youtube, basta acessar Ragner Tovar.