Esporte

Regionais começam no próximo dia 16 no Uiramutã

A 47ª edição dos Jogos Escolares de Roraima (JERs) começa na próxima semana e o primeiro município a receber as disputas por vagas na final será Uiramutã. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom), as competições iniciam na próxima quarta-feira, dia 16, e vão até o domingo, dia 20. 

O segundo município a receber os Jogos será Caracaraí e o Ginásio Barandinha será o palco das competições de 23 a 27 de maio. Disputarão os jogos nessas datas, além dos atletas locais, equipes dos Municípios de Mucajaí e Iracema.

Já Rorainópolis sediará as disputas da fase três, que serão realizadas entre os dias 30 de maio a 3 de junho, envolvendo competidores locais e dos Municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.

Do dia 6 ao dia 10 de junho as disputas serão realizadas em Alto Alegre, reunindo, além das equipes locais, atletas dos Municípios de Pacaraima e Amajari. Entre os dias 12 a 16 de junho, Bonfim sediará as disputas e receberá atletas de Normandia e do Cantá. Na Capital, a etapa classificatória foi dividida em duas fases: a primeira ocorre entre os dias 8 e 10 de junho e a segunda será de 15 a 17 do mesmo mês.

Participam das competições alunos-atletas, das categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e particulares. Os vencedores das etapas regionais se classificam para as etapas estaduais finais. As disputas ocorrem em 13 modalidades e os vencedores de cada uma delas representarão Roraima na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira.

No desporto coletivo, os atletas vão disputar as modalidades de basquete, handebol, futebol de campo e de salão, futsal e voleibol. No individual, as disputas ocorrem nas modalidades de atletismo, natação, ginástica, judô, caratê, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez.

O Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), está trabalhando na recuperação dos ginásios poliesportivos de Rorainópolis e de Caracaraí, para receber as competições. Estão sendo feitos, entre outros, serviços de pintura e reparos na rede elétrica e hidráulica das estruturas. Os trabalhos estão sendo executados com material e pessoal próprio da Seed, por meio da Divisão de Infraestrutura. O objetivo é deixar os espaços prontos para a realização de duas fases dos Jogos Escolares.