Política

Relator da Lava Jato abre cinco inquéritos contra Romero Jucá

Além do senador, o alto escalão político do País está sob investigação no STF

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra nove ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais.

Entre eles, está o senador por Roraima, Romero Jucá (RR), presidente do PMDB, que vé o político com o maior número de inquéritos: 5, segundo informações do jornal Estado de São Paulo, que pegou com exclusividade a lista.

O grupo faz parte do total de 108 alvos dos 83 inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF.

Também serão investigados no Supremo um ministro do Tribunal de Contas da União, três governadores e 24 outros políticos e autoridades que, apesar de não terem foro no tribunal, estão relacionadas aos fatos narrados pelos colaboradores, entre eles o filho de Romero Jucá, Rodrigo de Holanda Menezes Jucá, pelo período em que foi candidato a vice-governador de Roraima.

As investigações que tramitarão especificamente no Supremo com a autorização do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, foram baseadas nos depoimentos de 40 dos 78 delatores.

Os crimes mais frequentes descritos pelos delatores são de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro.

OUTRO LADO – O senador Romero Jucá (RR), presidente do PMDB, afirma em nota que sempre esteve e sempre estará à disposição da Justiça para prestar qualquer informação. “”Nas minhas campanhas eleitorais sempre atuei dentro da legislação e tive todas as minhas contas aprovadas”, afirmou o senador. Outras informações na Folha Impressa.