Política

Relatório da CPI é aprovado na Assembleia

O relatório indicia e responsabiliza a governadora pelas falhas no sistema prisional

Por 14 votos favoráveis, o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Prisional foi aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã desta quarta-feira, 14. 

A base aliada obstruiu a sessão saindo do plenário, mais dois novos deputados deixaram o grupo e passaram a integrar o G14, o que fortaleceu o grupo de oposição e fez a votação pender para aprovação do relatório. 

O debate foi marcado por pedido de adiamento de discussão feito tanto de forma verbal, pelo deputado soldado Sampaio, como de forma escrita pelo deputado Gabriel Picanço. Na votação, por 14 x 7, o requerimento de adiamento foi derrubado.

Em seguida, o deputado soldado Sampaio apresentou emenda ao decreto legislativo pedindo a retirada do crime de responsabilidade da governadora Suely do relatório da CPI.  “Há indício de crime dos servidores, mas responsabilizar a governadora é manobra para pedir impeachment seguindo o exemplo do que os deputados do Brasil fizeram com a Dilma”, comparou.

Durante o discurso de Sampaio, gritos e vaias da plateia causaram aborrecimento na base governista.  A deputada Ângela Aguida afirmou que estavam atacando os parlamentares no que foi seguida por Aurelina e Chicão.  No calor do debate, os deputados Joaquim Ruiz e Chicão da Silveira chegaram a se estranhar e o microfone do deputado Chicão chegou a ser cortado.

 “O relatório foi aprovado por ter sido feito dentro dos parâmetros legais e na próxima semana vamos entrar com pedido de afastamento da governadora, conforme determina a legislação, dando prazo para ampla defesa e contraditório. Agradeço aos Deputados que votaram pela aprovação para dar a melhor resposta à sociedade. Tentaram, em diversos momentos, desmerecer e atrapalhar o trabalho da CPI, mas estávamos empenhados em fazer o que é correto e lutar pelo povo de Roraima. Esse foi só mais um passo que demos em direção a melhoria e vamos dar continuidade para que seja feita a mudança necessária em nosso Estado.” disse o deputado Jorge Everton (PMDB)

Na base aliada, os deputados se reuniram e falam em judicialização. “Vamos analisar o que pode ser feito e podemos entrar na justiça contra essa aprovação feita em rítmo acelerado e sem seguir os trâmites legais. É uma das opções a ser analisada” explicou soldado Sampaio (PCdB).

OUTRO LADO – A Secretaria de Comunicação Social do Governo de Roraima informou por meio de nota que a governadora Suely Campos não vai se curvar diante de fatos políticos forjados com o propósito de usurpar mandato legitimamente conferido pelo povo de Roraima, através do voto.

“Esse grupo político se utilizou de um instrumento da democracia, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para criar mais um factoide na tentativa de intimidar e desestabilizar o governo. O procedimento que culminou no relatório da CPI do Sistema Prisional contraria o próprio Regimento Interno da Assembleia Legislativa e não tem fundamento legal. O governo, diferentemente do grupo dominante da Assembleia Legislativa, não teme qualquer espécie de investigação, desde que isenta e pautada no respeito ao devido processo legal” disse a nota.

Suely Campos, segundo o governo, desde o primeiro dia do seu governo, tem sido vítima de uma incessante e implacável perseguição de políticos que foram os responsáveis pelo sucateamento da educação, da saúde e do próprio Sistema Prisional; pelo endividamento impiedoso dos cofres públicos e pelo abandono do Estado em todos os segmentos, simplesmente por ter contrariado os interesses escusos desses políticos, que eram os verdadeiros detentores de cargos públicos e de contratos milionários de fornecimento de alimentação na gestão anterior.

“Esse comportamento emanado da cúpula do Poder Legislativo se manifesta claramente por meio das inúmeras decisões da Assembleia Legislativa, flagrantemente contrárias ao interesse público. Nos últimos dias, parlamentares foram para a mídia declarar ‘guerra’ ao governo, para tentar impedir que a Polícia Civil avance nas investigações autorizadas pelo Poder Judiciário por supostos desvios no uso de diárias por parlamentares. A governadora Suely Campos segue com sua agenda de trabalho em defesa única e exclusivamente do desenvolvimento de Roraima e não compactua com essa velha prática politiqueira do toma lá da cá, que tenta impedir o avanço de Roraima e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.