Política

Representante de RR participa de audiência em Brasília sobre condutores de ambulância

No encontro, será apresentado um diagnóstico sobre o trabalho desses profissionais e sugestões que poderão melhorar o setor.

O presidente do Sindmcaerr (Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância do Estado de Roraima), Robson Avelino, representa Roraima, nesta segunda-feira, dia 7, em audiência pública, no Senado Federal, para discutir a realidade que norteia o trabalho de motoristas e condutores de ambulâncias em todo o país.

A audiência intitulada de “Ambulância: vida ou morte?”, que tem início agendado para as 9 horas, será aberta para a participação de todos e principalmente para os condutores de ambulância, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e usuários dos serviços de ambulância de todos os estados do Brasil.

Na lista dos principais assuntos a serem debatidos pelos participantes, constam: Profissionais praticando exercício ilegal da profissão; Centenas de acidentes todos os anos com vítimas fatais;Pneus carecas;Portas amarradas com arames ou fechadas com cadeados;Falta do acompanhamento de profissionais de saúde;Veículos inadequados para as atividades pré-hospitalar;Excesso de passageiros em ambulância; Veículos sem condições de uso; Veículos sem documentação, dentre outros.

Segundo Robson Avelino, a audiência pública é resultado de uma reivindicação e de uma mobilização ampla de todos os sindicatos municipais e estaduais de motoristas e condutores de ambulância do país, por meio da Abrama (Associação Brasileira dosMotoristas e Condutores de Ambulância). No encontro, será apresentado um diagnóstico sobre o trabalho desses profissionais e sugestões que poderão melhorar o setor, por meio da valorização do profissional, de melhores condições de trabalho, com qualificação e aperfeiçoamento permanente no que resultará em condições adequadas para salvar mais vidas em todo o país.

“A sociedade brasileira precisa conhecer a realidade em torno dos motoristas e condutores de ambulâncias no Brasil. Somos profissionais que trabalhamos diariamente salvando vidas e qualquer tropeço mínimo que seja pode representar a morte de uma pessoa que poderia ser salva. Temos consciência da importância de nosso trabalho e esperamos que as autoridades, os poderes públicos e a sociedade em geral também tenham esse comprometimento em salvar vidas”, disse Avelino.

Segundo o sindicalista, nos últimos meses o sindicato fez um levantamento minucioso sobre a situação dos motoristas e condutores de ambulâncias em todos os municípios de Roraima e o resultado desse levantamento será apresentado na audiência e posteriormente divulgado para a imprensa.

“Constatamos verdadeiros absurdos em torno do trabalho realizado pelos condutores de ambulância que atuam com a missão de salvar vidas. Com a realização da audiência acreditamos que poderemos sensibilizar as autoridades para corrigir muitos problemas existentes que podem gerar mortes ao invés de salvar vidas”, afirmou Avelino.

Fonte: Ascom/CUT