Cotidiano

Representante do governo Maduro é expulso de Santa Elena

Com a expulsão, a população espera que a responsabilidade pela coordenação dos postos de gasolina na região seja transferida da base governista para o município, que é oposição do governo.

Por Nadja Bastos

O representante da Petróleos de Venezuela (PDVSA) na cidade de Santa Elena, Juan Villapol, foi considerado Persona Non Grata, e, consequentemente, expulso do município pela população indígena local, na noite deste domingo, 11, devido a alegações de abusos de autoridade praticados por ele.

A expulsão foi oficializada pelo major José Gregorio Basantes Márquez, após diversos pedidos da população e do presidente do conselho de caciques da região, Jorge Gomes.

Com a expulsão, a população espera que a responsabilidade pela coordenação dos postos de gasolina na região, incluindo o posto de combustível internacional de Santa Elena do Uairén, que abastece Pacaraima, seja transferida da base governista para o município, cujo prefeito é Emílio Gonzalez, político independente ao governo Maduro.

O ato de expulsão também contou com a participação de lideranças indígenas da região, incluindo a Comunidade indígena de San Antonio Del Morichal, que interditou o posto de combustível de Santa Elena por mais de 30 dias devido ao descumprimento de acordo feito entre eles e o governo Maduro.