Cotidiano

Representantes da Cultura reclamam de falta de apoio financeiro por parte da Prefeitura

Nesta última sexta-feira, dia 29, na realização da audiência pública, CMBV (Câmara Municipal de Boa Vista), para discutir a LOA (Lei Orçamentária Anual) 2018, e o PPA (Plano Plurianual) 2018-2021, do Município de Boa Vista para os próximos quatro anos, representantes de Cultura da Capital, reivindicaram atenção para esta área, por parte da atual gestão municipal. Eles reclamam da falta de apoio financeiro para cultura popular, artes cênicas e outras manifestações culturais. 

Para o coordenador de artes cênicas do movimento Reagente Culturais, Orlando Moreno, a atual gestão municipal apesar de ter bastante recurso disponível para Cultura nos últimos anos, excluiu segmento que trabalha características marcantes da cidade, dando ênfase a festas de datas comemorativas nacionais como: Carnaval, São João, entre outras, esquecendo dos artistas que trabalham com teatro, literatura de cordel, cultura popular e outras manifestações. “Esses últimos anos foi difícil para os pequenos artistas que realmente retratam a cultura de Boa Vista. Nós não tivemos apoio nenhum da prefeita”, reclamou.

A coordenadora de cultura popular, também do Movimento Reagentes Culturais, Katarina Ribeiro, acusa a prefeita de ter monopolizado os recursos para grandes festas, se fechando ao diálogo sem respeitar a opinião dos artistas locais e as respectivas demandas de pessoas ligadas a segmentos específicos da cultura.

“Muitos segmentos importantes de cultura em Boa Vista estão esquecidos e de maneira muito brusca não fomos ouvidos pelas autoridades. Mesmo tendo procurado por diversas vezes, encontramos portas fechadas e nossa intenção aqui é mudar essa realidade”, afirmou.

Já o secretário municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius de Souza, garante que a gestão municipal esteve aberta sempre aos artistas de todas as classes e qualquer insatisfação eles teriam livre caminho para discutir na Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista).

“Eu garanto que as portas da Fetec sempre estiveram abertas para todo e qualquer artista, e que nos últimos anos foi feito um trabalho muito bom de valorização da nossa cultura”, afirmou.

Um dos requerentes da audiência pública, o vereador Linoberg Almeida (Rede), enfatizou que o objetivo da discussão é exatamente tentar atender todas as demandas da sociedade e projetar uma cidade melhor, com mais qualidade de vida para os próximos anos.

“Essa é a intenção, ouvir a população, fazer com que ela participe ativamente desse processo para que todos estejam inseridos nas mudanças. Queremos melhorar o que não está bom”, disse o vereador. (E.S)

Publicidade