Cotidiano

Restaurante Universitário é reaberto uma semana após ser interditado

Parte das recomendações feitas pela Vigilância Sanitária para o restaurante já foram atendidas

Após passar uma semana fechado por determinação da Vigilância Sanitária, o Restaurante Universitário (RU), localizado no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR), voltou a funcionar normalmente ontem, 24. A direção do RU tinha 90 dias para realizar as adequações sugeridas pelos fiscais na semana passada, mas conseguiu regularizar os problemas e reabrir as portas.

As adequações mais urgentes eram as correções da parte hidráulica e limpeza interna e externa. Os reparos continuam: uma calçada na parte de trás do RU está sendo construída, e um esgoto, que exalava mau cheiro, está sendo reformado. Algumas das recomendações ainda deverão ser feitas, como o plano de manutenção da climatização e a troca de algumas portas danificadas, que já estão sendo providenciadas.

O Pró-Reitor de Infraestrutura da UFRR, Adir Severa, ressaltou que a partir de agora as manutenções serão periódicas e preventivas. “Os problemas encontrados foram estruturais, simples de resolver. Não queremos que aconteça de novo”, afirmou.

Os acadêmicos esperam que a qualidade da comida servida melhore. Para a estudante Ana Carolini, a comida é boa em relação ao valor pelo qual é vendida, de R$ 2,50, mas ainda dá para melhorar. “Eu gosto, mas se o valor aumentar, como estão dizendo, a qualidade precisa melhorar também. Eu apenas janto lá e já percebi que, à noite, tudo está no restinho. Às vezes não tem comida suficiente. A minha sugestão é que façam uma quantidade de comida que sirva bem todos os estudantes”, sugeriu.

COZINHA – Em relação à denúncia feita por acadêmicos do manuseio impróprio de alimentos no RU, a gerente do restaurante, Gleice Neves, disse que não foram encontrados problemas ou irregularidades na cozinha. Ela esclareceu que os bois são desossados na cozinha do RU e que sobram muitos ossos e carcaças. A equipe costuma ensacar e congelar esses restos em um container antes de jogar no lixo, para que não gere nenhum mau cheiro nas redondezas do restaurante.

Gleice explicou que no dia da denúncia, quando os acadêmicos flagraram carne bovina envolvida em sacos plásticos, ao sol, no chão do refeitório, a máquina de serra quebrou e, como a carne estava chegando, a direção decidiu esvaziar o contêiner para receber a carne fresca. Por isso, as carcaças foram postas do lado de fora do RU. “A gente achou que poderia jogar ali no chão porque era lixo. Então um aluno passou, tirou uma foto, publicou e gerou toda aquela confusão”, lembrou.

O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Vladimir Souza, afirmou que não há possibilidade de trocar de empresa agora. “É necessário cumprir o contrato vigente e, só depois que acabar o prazo, será aberto um novo edital de licitação para novas empresas”, disse.

FUNCIONAMENTO – O Restaurante Universitário do campus Paricarana funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h e das 17h30 às 20h30. (F.M)