Cotidiano

Resultados da água em São Luiz são satisfatórios, diz Caerr

Localizado a pouco mais de 300 quilômetros de Boa Vista, o município de São Luiz, na região sul do Estado, possui uma reserva de água bruta límpida e o tratamento segue todas as normas de segurança estabelecidas pela 2914/11 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

A água é coletada da represa para os tanques de decantação, onde as primeiras partículas são filtradas em um processo natural. Após decantar, a água é clorada, ou seja, técnicos adicionam a medida exata de cloro, de forma que qualquer bactéria que poderia ainda estar presente na água é eliminada. Após passar por esse processo, a água sobe para a caixa d’água e é distribuída na cidade.

O agente da Caerr em São Luiz, Antônio Soares de Souza, trabalha há três anos na localidade e garante que sua equipe, composta por 16 pessoas, trabalha com responsabilidade e zelo. “Aqui não nos falta material de trabalho e o processo de tratamento da água ocorre com muito cuidado”, disse.

Diante da denúncia feita à Folha e publicada na edição de ontem, 18, o agente fez a checagem em todo o sistema de tratamento e não constatou nenhuma anormalidade no processo. Antônio esteve ainda no posto médico de São Luiz, buscando informações sobre alguma possível reclamação de moradores com relação a problemas de saúde, ocasionados pela água. A médica de plantão na unidade informou que nenhuma ocorrência nesse sentido foi registrada. “É importante ressaltar que é responsabilidade do cidadão manter seu reservatório de água domiciliar limpo. Caixas d’água devem ser limpas a cada seis meses”, alertou.

Bióloga da Caerr, Karine Correa, que atua no Núcleo de Controle de Qualidade (NCQ) da Companhia em Boa Vista, estava na quarta-feira, 17, em São Luiz, fazendo a coleta de rotina da água. As análises de praxe foram feitas, “todos os resultados foram satisfatórios e estão à disposição da sociedade”, garantiu.

A empresa reforça que mantém, de forma contínua, o controle de qualidade da água, o que inclui a coleta de amostras e análise no laboratório localizado no município e ainda a análise pelo Núcleo de Controle de Qualidade, na capital, atendendo à portaria. Além disso, a Companhia envia os relatórios com as informações sobre as análises realizadas, na capital e no interior, para os órgãos de controle e de saúde locais e para o Ministério da Saúde.