Cultura

Retinopatia: saiba os riscos para a visão do diabético

O oftalmologista Marcelo Moreira explica os cuidados que o diabético deve ter com os olhos.

Diabetes é uma doença crônica que tem se tornado mais frequente com o envelhecimento da população e a adoção de hábitos de vida pouco saudáveis, ela também atinge a saúde dos olhos, uma das estruturas do nosso organismo que sofre as consequências da diabetes, quando esta não é bem cuidada.

De acordo com o médico Marcelo Moreira, a retina é a região vascularizada do fundo do olho que pode apresentar hemorragias, alterações dos vasos e inchaço no centro da visão.

“O primeiro impacto da diabete melito nos olhos pode ser percebido pelo  embaçamento transitório da visão, o qual é motivado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. A doença pode ainda causar o surgimento precoce de catarata, retinopatia diabética, glaucoma e, por fim, levar o paciente à cegueira”, relatou.

Uma das complicações é Retinopatia diabética, detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido na retina.

“É a manifestação da doença em uma camada mais interna dos olhos, a retina. A retina é o local onde estão as células que captam as imagens que o olho recebe e envia para o cérebro, onde serão processadas. A diabete melito provoca a destruição dos vasos sanguíneos da retina. Com isso, as células não conseguem se alimentar adequadamente e começam a morrer. A retinopatia diabética é a terceira causa de cegueira irreversível no mundo” explica o especialista.

Segundo ele, quanto mais cedo forem tratadas as alterações, maiores serão as chances de preservar a visão. Os pacientes com diabetes devem realizar pelo menos um exame de fundo de olho por ano.

“O cuidado mais importante é o controle dos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial através da dieta, exercícios físicos e, quando necessário, medicação. Uma vez por ano, pelo menos, o paciente precisa passar em consulta com o oftalmologista para fazer o exame de fundo de olho. Em caso de necessidade, o paciente pode ser encaminhado ao retinólogo para tratamento da retinopatia diabética”, finalizou.

O retinólogo irá avaliar a melhor forma de abordagem seja com laser, aplicação de medicações intraoculares, cirurgia ou associações.