Política

Reunião itinerante da Suframa em Roraima é adiada pela segunda vez

A 280ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) – órgão que administra os corredores econômicos com incentivos fiscais na Amazônia –, que deveria ocorrer em Boa Vista nesta terça-feira, 11, no Palácio Senador Hélio Campos, foi novamente adiada.

Esta é a segunda vez que o encontro é desmarcado no Estado, frustrando os empresários e políticos que querem debater temas importantes para o desenvolvimento da indústria, comércio e exportações da Região Amazônica. A primeira reunião estava prevista para o dia 28 de junho e depois para o dia 12 de julho. A mudança deve-se à agenda do Ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira.

O secretário de Administração, Haroldo Amoras, disse que o Estado deixará de apresentar a proposta de expansão da jurisdição da Área de Livre Comércio (ALC) de Boa Vista para os municípios de Cantá e Mucajaí.

Argumentou que a apresentação de projeto com o mesmo objetivo, pelo deputado Johnatan de Jesus (PRB), anula a pretensão do Estado. “Mas nós vamos reforçar a iniciativa do deputado, por ser importante para a economia regional”, comentou Amoras.

O secretário, explicou que geralmente a Suframa realiza os encontros em Manaus (AM), mas este ano as reuniões passaram a ser itinerantes. “A medida, aprovada em 2016 pelo conselho, visa aproximar mais a Suframa das regiões de funcionamento dos corredores econômicos, a exemplo da Área de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim. Mas, uma nova data ainda será marcada para a reunião e vamos aguardar”, frisou.
Macapá e Manaus já receberam a reunião faltando apenas as cidades de Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

PNCE – A Suframa já constituiu em Roraima o Comitê do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), o qual é integrado por representantes de entidades públicas e privadas, e visa ao fortalecimento da governança local, de modo a possibilitar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das ações constantes no PNCE no âmbito estadual, de maneira conjunta

A ferramenta é um Programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que agrega a Suframa e objetiva aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, com ênfase em bens manufaturados, com maior fator agregado.

Focado em estar mais próximo de estados e municípios, o MDIC busca instalar comitês gestores do PNCE em todos os Estados brasileiros. Hoje, o Plano já está instalado em 20 cidades do País.

NACIONAL – Os parceiros de âmbito nacional como Ministérios das Relações Exteriores (MRE); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob a coordenação do MDIC, organizam uma agenda de ações de capacitação para as empresas, com a realização de um diagnóstico de produtos e serviços com potencial exportador; consultoria de inteligência comercial, que avalia em quais mercados produtos ou serviço tem potencial de venda; incentivo à participação em missões comerciais e em rodadas de negócios com compradores estrangeiros.