Polícia

Roraima aparece em pesquisa sobre assassinatos de crianças e adolescentes do Brasil

O estudo da Abrinq expõe violência contra população com idade entre 0 e 19 anos

A Fundação Abrinq divulgou uma pesquisa nacional em que Roraima aparece entre um conjunto de Estados que registram as mais altas taxas de óbitos com causas externas.

Roraima (52,5) e Espírito Santo (53,3) destacam-se por terem taxas que chegam a 1,5 vezes a taxa brasileira (35,2). Na sequencia aparecem Alagoas (50,2), Ceará (49,7) e Rio Grande do Norte (48,4) com taxas de óbitos entre menores de 19 anos de idade, por causas externas, que se aproximam de 50 mortes a cada 100 mil habitantes.

O estudo “A Criança e o Adolescente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Marco zero dos principais indicadores brasileiros”, foi elaborado com base em dados do Ministério da Saúde (MS)/Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) – Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), e foi divulgado pela Fundação Abrinq.

Dados são relativos ao ano de 2015 e também revelam que o Estado de Alagoas lidera a taxa de assassinatos de menores de 19 anos por grupo de 100 mil habitantes. A taxa ficou em 36, a maior do País. Alagoas também está entre os três estados onde mais se matam crianças e adolescentes por arma de fogo.

Com informações da Gazeta