Cultura

Roraima comemora o dia nacional de luta pela redução da mortalidade materna

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu diminuir em mais de 40% a taxa de mortalidade materna no país

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as principais causas de morte materna no mundo estão: hemorragia grave, hipertensão na gestação, infecções, complicações de abortos e coágulos sanguíneos.

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu diminuir em mais de 40% a taxa de mortalidade materna no país. Ficou definido que o dia 28 de maio seria destinado a estimular o debate e a reflexão a nível mundial sobre os métodos e ações políticas necessárias para melhorar as condições de saúde da mulher gestante, principalmente.

No domingo, 28, comemorou-se o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e para promover um debate sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, em Roraima a Clínica Albuquerque e o laboratório Pontes de Albuquerque realizaram trabalhos de conscientização em saúde para mulheres em idade fértil.

O trabalho foi realizado junto ao Lar Fabiano de Cristo, no bairro Nova Cidade e foram promovidos serviços voluntários e exames gratuitos para a população de baixa renda que precisa destes serviços.

Conforme a administradora da Clínica Albuquerque, Paloma Albuquerque, este trabalho é a forma que a instituição privada encontrou para levar sua parcela de contribuição com a sociedade roraimense.

“A pesar de termos um trabalho voltado para um público privado, onde pessoas pagam pelos nossos produtos e serviços, acredito que nossa contribuição maior e nossa recompensa, estão nos sorrisos das mulheres atendidas com a mesma atenção e qualidade que prestamos aos nossos clientes. Ver o sorriso no rosto de uma gestante que vê seu filho pela primeira vez mesmo antes dele nascer, e saber que corre tudo bem com a saúde do seu bebê é gratificante.”

A Clínica Albuquerque e o Laboratório Pontes de Albuquerque atendem junto a Casa de Timóteo, no bairro nova cidade, cerca de 100 mulheres por mês de forma gratuita, com exames laboratoriais e clínicos, preventivos, ultrassonografias 3D e 4D, que tem um alto custo e são fundamentais na qualidade de uma boa gestação.

O Doutor Marcos Albuquerque, Obstetra e ultrassonografista, pratica a medicina a cerca de 40 anos, realiza estes exames para auxiliar na saúde feminina.

“Acredito que todo médico tem que se doar na profissão e nesta data em que lembramos que a mortalidade materna ainda nos assola, precisamos nos movimentar e fazer a diferença. Isso faz parte da filosofia de todo o time de médicos e profissionais da Clínica Albuquerque e Laboratório Pontes de Albuquerque”, acrescentou o médico Marcos Albuquerque