Cotidiano

Roraima concede mais de 42 mil aposentadorias ou pensões em 2016

População total do Estado é de 514.229 habitantes, segundo o IBGE

Mais de 42 mil pessoas se aposentaram no ano passado, em Roraima. Só de benefícios previdenciários urbanos, o estado emitiu mais de 22 mil.

Já o número de pensões ou aposentarias rurais concedidas em 2016, chegou a 19.676. A população total do estado é de 514.229 habitantes. Os dados são do PNAD/IBGE.

As despesas do estado com Previdência aumentaram consideravelmente nas últimas décadas. Em 1992, por exemplo, a quantidade de idosos aposentados representava 4,4% da população total. Essa taxa subiu para 7,6% em 2015. Em proporção nacional, a variação foi de 8,2 para 14,2% no período.

Previdência em Roraima – O pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV), Bruno Ottoni, afirmou que a concessão dos benefícios é um direito dos contribuintes.

No entanto, o especialista acredita que, para o sistema não se tornar insustentável, é necessária a imposição de novos critérios para se aposentar.

“À medida que o país for envelhecendo, a tendência é que a situação se torne calamitosa. Qualquer um que se debruce sobre os números, vai chegar à conclusão de que as regras atuais são insustentáveis”, afirmou.

A retomada da análise e votação do texto da reforma da Previdência vai ficar para 2018, depois do recesso parlamentar.

Entenda a reforma – Em dezembro do ano passado, o governo encaminhou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ao Congresso Nacional. O texto pretende mudar as atuais regras da Previdência e estabelecer novos critérios para se aposentar.

Além disso, o intuito é equiparar as regras de aposentadoria dos servidores públicos as dos trabalhadores da iniciativa privada. A transição deve começar com 53 anos para mulheres e 55 anos para homens, aumentando um ano a cada dois anos, durante 20 anos.