Geral

Roraima decide com Rondônia vaga na 2ª fase da competição nacional sub 20

O Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria Sub 20 começa mais cedo para quatro seleções da região Norte: Roraima e Rondônia que estão no Grupo A e Tocantins e Amapá que estão no Grupo B. Para eles, os jogos começam dia 17 deste mês. 

A seleção de Roraima enfrenta o selecionado de Rondônia em dois jogos, de ida, marcado para a sexta-feira dia 17 e o jogo de volta marcado para acontecer no domingo, dia 19. No mesmo dia jogam as seleções de Tocantins e Amapá.

Os jogos acontecem no Estádio Aluizio Ferreira, em Porto Velho, capital de Rondônia, e a definição, segundo consta no regulamento da competição, se deu por Rondônia estar melhor ranqueada dentre as quatro seleções participantes. Os vencedores destes grupos serão incluídos nos Grupos 7 e 8. No Grupo 7 já estão as seleções de Pernambuco, Ceará e o melhor ranqueado no RNF (Ranking Nacional de Federações) da primeira fase. O Grupo 8 já é composto por Goiás e Bahia e mais o 2º melhor no RNF da primeira fase.

Os critérios de desempate para indicar a seleção vencedora na primeira fase, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas de cada grupo, serão os seguintes: 1º) maior saldo de gols; 2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Na segunda fase, que começa só no dia 3 de dezembro, as 24 seleções foram divididas em oito grupos de três, que jogam em seus respectivos grupos em locais ainda a serem definidos e divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No Grupo 1 estão: São Paulo, Maranhão e Sergipe; Grupo 2 – Rio de Janeiro, Paraíba e Piauí; Grupo 3 – Minas Gerais, Mato Grosso e Amazonas; Grupo 4 – Rio Grande do Sul, Alagoas e Acre; Grupo 5 – Santa Catarina, Pará e Mato Grosso do Sul; Grupo 6 – Paraná, Rio Grande do Norte e Espírito Santo; Grupo 7 – Pernambuco, Ceará e melhor ranqueado no RNF da primeira fase e, Grupo 8 – Goiás, Bahia e 2º melhor no RNF da primeira fase.

SELEÇÃO – A seleção roraimense está trabalhando há dois meses sob o comando do treinador Beto Viera, visando o confronto contra o selecionado de Rondônia, válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria Sub 20.

Os treinos acontecem todos os dias no campo gramado da sede campestre do São Raimundo. Atual campeão da categoria, o São Raimundo é o time que mais cedeu jogadores ao selecionado, dez, são eles: Leonay, Luã, Régis, Renan, Pará, Kalieu, André. Riba, Leandrinho e Tomás. Os demais foram cedidos pelo Baré: Vinicius e Joel, GAS: Lucas Sudário e Atlético Roraima: Daniel e Izaac.

O treinador Beto Viera informou que no início da semana o volante Juca e o zagueiro Ándrio, que faziam parte do elenco, foram desligados. “Foram desligados por motivos particulares”, resumiu Beto. “Já convocamos o zagueiro Renan no lugar do Ándrio e estamos vendo com a Comissão Técnica o substituto do volante Juca”, disse.