Polícia

Roraima é 1º no ranking da violência contra a mulher no Brasil

País ocupa a 5ª posição no mundo

Ao longo de 10 anos, Roraima registrou um assustador crescimento de 92,3% no número de homicídios de mulheres. A constatação é do Mapa da Violência, que analisa dados do Ministério da Saúde (MS) e que foi publicado nesta terça-feira, 5.

De acordo com levantamento, Roraima havia registrado em 2006 o assassinato de 13 mulheres. Dez anos depois, em 2016, 25 mulheres em Roraima sofreram uma morte violenta.

Isso coloca Roraima em primeiro lugar no ranking da taxa de homicídios do país, com 10 homicídios de mulheres por cada 100 mil habitantes. A taxa é igualmente assustadora, pois é maior que a média nacional que ficou em 4,5 homicídios por 100 mil habitantes.

Em Boa Vista, recentemente foi inaugurada a Casa da Mulher Brasileira, onde funciona a Delegacia de Defesa da Mulher, que visa acolher as mulheres vítimas de violência.

A presidente da Comissão da Mulher, Clarissa Vencanto, ressaltou que o maior índice de violência contra a mulher é registrado nos finais de semana.

“Esse tipo de crime ocorre muitas vezes em um momento em que a vítima se sente inibida de comunicar a violência, no que ela também compreende que falta mais efetividade da lei”, destacou.

O Núcleo de Mulheres de Roraima também recebeu os dados alarmantes e referiu sobre a situação.

“É com tristeza que o Numur observa o crescimento da violência contra a mulher em Roraima. Na impressão desse aumento, é difícil compreender que os homens não evoluem no respeito às mulheres e que eles continuam matando, violentando e permanecendo impunes em meio a um mundo moderno”, destacou a representante Andréia Vasconcelos.

Em Roraima, o Numur realiza conferências, audiências, registra denúncias e atua com diversas ações de enfrentamento da Violência Contra a Mulher.