Cotidiano

Roraima é destaque na programação do canal Trip Brasil

Pontos turísticos e artesanato regional serão destaques na programação do canal de televisão

Até dezembro, o Brasil contará com mais um canal de TV por assinatura. O canal TV Trip Brasil é o primeiro canal de televisão voltado inteiramente ao turismo e Roraima vai estar na programação, com a valorização dos pontos turísticos e do artesanato regional.

Para a secretária Estadual de Cultura, Selma Mulinari, a presença do estado de Roraima na inauguração da TV Trip Brasil é importante para o setor cultural e para o turismo, porque a divulgação traz turista e divisas. “Essas reportagens serão divulgadas da forma certa por pessoas que trabalham na área. É bom para o turista porque ele vem sabendo o que encontrar e onde encontrar”, acrescentou.

Conforme ela, é importante que as instituições apoiem essas iniciativas para que as informações sejam divulgadas da maneira correta e, com isso, quem ganha é o Estado. “Tanto o setor cultural quanto o de turismo são fortalecidos”, disse.  

O diretor do Departamento de Turismo, da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento), Ricardo Peixoto, se declarou satisfeito com a oportunidade de o estado de Roraima inaugurar a programação do novo canal de TV.

“Hoje, os canais de TV pagos contemplam vários segmentos como esportes, telecine, entre outros, mas no Trip Brasil teremos um canal exclusivamente sobre turismo. E, Roraima fará parte da programação de inauguração deste canal divulgando as belezas naturais, o potencial turístico e cultural”, disse Peixoto.

Segundo ele, a programação contará com imagens do Tepequém, dos cavalos selvagens nos campos do Maruaí, da Pedra Pintada, fazenda Castanhal, Refazenda, Parque Anauá,Orla Taumanan. “Enfim, fizemos uma turnê pelo Estado de forma que vamos mostrar Roraima para o Brasil e para o mundo”, acrescentou Peixoto.

“Após quase 25 anos de trabalho na área do turismo, vejo um governo empenhado e com iniciativa para que as coisas aconteçam. É uma nova era para o turismo em Roraima”, disse o diretor de Turismo, ao afirmar categoricamente que o canal Trip Brasil vai abrir portas para o mundo.

A produtora do canal Trip Brasil, Jéssica Lopes explicou que o canal vai tratar de turismo rural, religioso, ecológico, de hotelarias, gastronômico, de lazer, cultural, e, Roraima foi completo. “Vai render uns quatro programas variados”, adiantou.

EXPOARRTE- Da ExpoaRRte será mostrado o artesanato, a gastronomia e a cultura. A equipe registrou a apresentação do cantor Halisson Crystian, do grupo Cangaceiros do Sertão, do Boi Bumba Parintis, da Capoeira Senzala e da Zumba.

Contente com a participação do grupo Cangaceiros do Sertão na programação do canal de TV, o presidente Wanderlei Pires disse que, para quem trabalha com cultura, é muito importante ter uma divulgação como essa. “Estávamos precisando de um canal como o Trip para divulgar o nosso trabalho”, frisou.

Felicidade também expressa pela diretora e atriz do CriaArt Teatral, Kaline Barroso. “Ficamos muito felizes com o convite e espero que por meio dessa programação, possamos difundir a cultura de Roraima, que é muito rica, e que possam vir outras oportunidades para o teatro, música, dança e outras linguagens”, disse.

Para o mestre de Capoeira, Renato Maluco, da Capoeira Senzala, aparecer em um canal de TV para o País e para o mundo é muito importante. “Venho lutando há muito tempo com esse objetivo de trazer pessoas para conhecer as belezas do nosso Estado e, quanto mais pessoas tiverem informações sobre Roraima melhor. Ser convidado para fazer parte dessa programação na TV Trip e mostrar a capoeira para mim é muito gratificante”, agradeceu.