Política

Roraima é o segundo do Norte a criar mais emprego no semestre

Estado apresentou o terceiro maior crescimento nos postos de trabalho dentre as unidades da Federação no 1º semestre do ano

A geração de empregos com carteira assinada fechou o mês de junho com saldo positivo de 23 novos postos de trabalho. No acumulado do 1º semestre já foram criadas 1.068 novas vagas de emprego formal. Este é o melhor resultado desde 2014.

Em termos absolutos, Roraima foi o segundo Estado da Região Norte que mais criou vagas de emprego no 1º semestre do ano, ficando atrás apenas de Tocantins, que no mesmo período criou 1.998 postos de trabalho.

Em termos proporcionais, Roraima apresentou o terceiro maior crescimento nos postos de trabalho dentre as unidades da Federação, com elevação de 2,10% em relação ao estoque de trabalhadores, ficando atrás apenas de Goiás, com 3,38%, e de Mato Grosso, com 2,82%.

O resultado positivo no semestre foi determinado principalmente pelo bom desempenho dos setores de Serviços e Construção Civil. No setor de Serviços foram criadas 592 novas vagas, com destaque para o subsetor de Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação que gerou 316 novas vagas.

A construção civil foi o segundo setor com maior geração de empregos em Roraima, registrando saldo positivo de 407 novas vagas de empregos formais. Em terceiro lugar está o Comércio com a criação de 155 novos postos.

Apesar do bom resultado, apresentaram saldos negativos no 1º semestre de 2017, a Indústria com – 45 postos, que encolheu no período em virtude da retração no setor madeireiro e mobiliário, que no mesmo período extinguiu 49 postos de trabalho. E a Agropecuária que apresentou saldo negativo de 15 postos de trabalho com carteira assinada.

O gráfico elaborado pela Seplan mostra o saldo de empregos formais por setor no 1º semestre de 2017 em Roraima.

 

*Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os dados apresentados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) estão sujeitos a alterações em decorrência do acréscimo de informações dos lançamentos fora do prazo.