Esporte

Roraima faz história na Copa América de Futsal

Um fato inédito para o futsal roraimense está alegrando os desportistas no estado. O presidente da Federação Roraimense de Futsal (FRFS), Osmar de Matos, está chefiando a delegação da Seleção Brasileira de Futsal que disputará a Copa América de Futsal 2017, de 5 a 12 de abril, na Argentina.

Há 20 anos no comando do futsal roraimense, Osmar de Matos foi responsável pela expansão do esporte no estado e a criação de mais 10 categorias e outras competições, além da boa colocação no ranking nacional.

O maranhense que escolheu Roraima para viver e fazer história chegou a Boa Vista em 1982, com a esposa Maria da Consolação e três filhos, após ser classificado em concurso para procurador federal, cargo que só lhe exigia dois anos residindo no estado. Mas, segundo ele, no momento em que pisou em solo roraimense sentiu que iria ficar. E foi o que aconteceu.

Em Roraima, Osmar de Matos teve mais dois filhos e se lançou ao trabalho de estruturar o futsal roraimense. Ele conta que o futsal surgiu na sua vida muito antes de chegar a Roraima, mas só como admiração. Desde jovem, sempre gostou do esporte, mas foi em Boa Vista que a modalidade entrou na vida e na família de ‘Seu Osmar’.

Ele conta que, nos anos de 90, seus filhos começaram a jogar futsal na Escola Técnica (hoje IFRR) e foram campeões dos jogos escolares. Sempre acompanhando os jogos dos filhos, passou a ter participação ativa, dando sugestões para o presidente da Federação na época, Alex Almeida, e quando chegou perto de acabar o mandato dele, Almeida convidou Osmar para concorrer ao cargo.

Osmar foi eleito presidente da FRFS em janeiro de 1997. Na época, só havia o Campeonato Roraimense de Futsal Adulto, e foram surgindo outras competições: Sub-20, Sub-17, Taça Cidade de Boa Vista, até que foram criados torneios para todas as categorias de base.

Desde então a história do Futsal roraimense se mistura com a história de vida do Seu Osmar. Ele conta que sua gestão à frente da FRFS encerra em 2018, e ainda não sabe se vai concorrer para mais um mandato. Mas uma coisa é certa. “Nunca vou abandonar o futsal. Eu e minha família respiramos esse esporte (dois filhos são responsáveis por dois clubes da FRFS)”, enfatizou.

A delegação brasileira chefiada por Osmar já se encontra na Argentina, se preparando para o início da Copa América de Futsal 2017 que inicia hoje.