Esporte

Roraima ganha Federação de Rugby

Em uma demonstração de organização também fora de campo, os clubes de rugby de Roraima se reuniram e fundaram a Federação Roraimense de Rugby (FRR), com o objetivo de trabalhar mais perto do poder público local e fomentar o crescimento do esporte em Roraima e, consequentemente, na região Norte do país.

Com sua fundação, a FRR passa a ser a organizadora de todos os eventos da modalidade no Estado, como competições escolares e campeonatos estaduais, bem como das etapas locais do Circuito Norte de Rugby Sevens e da Copa Norte de Rugby XV, competições regionais capitaneadas pela Liga Norte de Rugby, organização que congrega clubes do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins e Pará.

Para comandar a FRR, foi escolhido o professor universitário Rodrigo Oliveira, que comentou sobre a criação da federação e como pretende trabalhar sua gestão. “Os clubes sentiram a necessidade de uma organização maior fora de campo, que culminou com a criação da Federação, onde todos os clubes terão voz através da diretoria e conselhos eleitos. E o trabalho também será compartilhado, ou seja, cada clube terá que dar sua contribuição para o desenvolvimento do rugby em Roraima”, disse.

Já a diretora do Departamento de Esporte da entidade, a educadora física Rayssa Leite, afirma que o trabalho de promover a modalidade em Roraima já começou.

“Já entramos em contato com escolas de ensino médio e com uma universidade com o intuito de promover oficinas para divulgar e incentivar a prática de fugby no Estado”, disse. “Inicialmente o trabalho se concentrará na capital, Boa Vista, mas posteriormente pretendemos fazer esta divulgação também nos municípios do interior. Esse trabalho de base trará resultados futuros com os clubes roraimenses cada vez mais competitivos”, afirmou.

FUNDADORES – São clubes fundadores da Federação Roraimense de Rugby o Makuxi Rugby Clube, o Tepuy Rugby Clube e o Yanomami Rugby Clube. Ainda foram convidadas a participar da Federação outras entidades com ligação com o Rugby estadual, como a Associação Aquática Marinho e a Federação Roraimense de Boxe. “Estas agremiações também vão trabalhar em conjunto para a organização e o desenvolvimento do rugby local”, afirmou.

Publicidade