Cotidiano

Roraima ganhará estâncias turísticas

O Projeto de Lei está em fase de elaboração pelo Departamento de Turismo, devendo ser entregue à Assembleia Legislativa ainda no primeiro semestre

No momento em que a Organização Mundial do Turismo (OMT) declarou 2017 como o ano do Turismo Sustentável, Roraima está caminhando para regulamentar a criação das primeiras Estâncias Turísticas do estado.

Isso significa dizer que os municípios em que estas estâncias forem criadas passarão a receber apoio do Governo do Estado no fomento às ações de desenvolvimento turístico local.

Para que isso ocorra, alguns passos deverão ser dados. No momento, segundo o diretor do Departamento de Turismo do Estado, Ricardo Peixoto, a lei que garantirá essa estrutura e benefícios está em fase de elaboração. Mas já há alguns municípios com perspectivas de serem contemplados pela lei assim que for aprovada pela Assembleia Legislativa, como o Amajari, Pacaraima e Cantá, caso atendam a todos os critérios necessários previstos na legislação, elaborada com base nas normas do Ministério do Turismo.

A exemplo do estado de São Paulo, que já desenvolve ações com Estâncias Turísticas, em Roraima, os municípios a serem incluídos na lei deverão possuir infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo legislação específica e pré-requisitos para essa qualificação. Segundo Peixoto, a intenção do Governo do Estado é oferecer melhores condições às Prefeituras para incrementar o turismo nas cidades, acolhendo da melhor maneira os visitantes e atraindo cada vez mais pessoas para conhecer Roraima.

“Na verdade, o Governo quer dá o empurrão inicial para que o nosso turismo, que vem provando a cada ano que tem imenso potencial, passe a se desenvolver de maneira autônoma, mas sempre com o apoio do Estado”, destacou, esclarecendo que com a criação dessas estruturas, os municípios contemplados terão condições inclusive de se unirem em forma de consórcio e depois gerir todos os atrativos, buscar novos recursos fora do estado e dar continuidade de maneira sustentável a todas as ações de desenvolvimento do setor.

“A governadora Suely Campos tem grande vontade para com o setor, acredita nas ações e potencial, e determinou dedicação na elaboração dessa lei, devendo institucionalizar todas as condições necessárias para alavancar essa importante área da economia do estado, que já comprovou via PIB [Produto Interno Bruto] a significativa participação que vem apresentando no decorrer dos anos, sobretudo nos últimos dois”, comentou, destacando que o projeto será entregue antes do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado para tramitação o mais rápido possível.

Casa do Turismo pretende integrar entidades do setor e fortalecer ações
 
Prevista para ser inaugurada no mês de março, a recém-criada Casa do Turismo já começou a funcionar, mesmo passando ainda por trabalhos de ajustes e melhorias para abrigar tudo que pretende.

É que a estrutura, além de ter como morador principal o Departamento Estadual de Turismo (Detur), também convidou para dividir o teto diversas entidades do setor, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens em Roraima (Abav-RR), Convention & Visitors Bureau (entidade que promove turismo e receptividade para convenções e visitação de eventos e atrações diversas) e a Associação Brasileira de Locadora de Automóveis em Roraima (Abla-RR), que já se instalaram no local.

Além delas, outras como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Roraima (Abrasel-RR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Roraima (ABIH-RR), entre outras, também receberam o convite e ainda estão realizando ajustes para a mudança.

Segundo o diretor do Detur, Ricardo Peixoto, essa era uma ideia antiga, que partiu de uma demanda de todas as entidades do setor no estado, pelas dificuldades que tinham em atuar, devido o maior volume de despesas em relação à arrecadação com os associados.

“Com essa visão da governadora Suely Campos, as entidades puderam contar com a boa vontade do Governo, que também acredita na importância da integração do setor como uma das principais medidas para o desenvolvimento de ações que resolvam os gargalos existentes. E foi oportunizada essa estrutura da Casa do Turismo, em que as entidades passarão a trabalhar muito mais próximas umas das outras, sem custo de aluguel de prédio, além de despesas com água e energia. O objetivo é que possamos trabalhar em parceria e com força nessa integração para alavancar cada vez mais o Turismo em Roraima, que já está se profissionalizando e exigindo melhores condições”, explicou.

Segundo ele, o Detur vai funcionar como um grande guarda-chuvas para estas entidades, oferecendo todo o suporte como consultorias e apoio com projetos de captação de recursos, além de oferecer capacitações diversas, demandadas pelos operadores. “Já temos aqui uma sala ampla para oferecimento de capacitações e o calendário de cursos deverá ser lançado até março. Além disso, já estamos funcionando com consultores para dar toda a assessoria que as entidades sentirem necessidade para o desenvolvimento das ações”, comentou.

A presidente do Convention Bureau em Roraima, Shirley Brito, acredita que a criação da Casa do Turismo deverá alcançar o objetivo a que se propõe e alavancar o Turismo no Estado. “Temos um Turismo novinho e especial, com destaque para o Ecoturismo, e acredito que essa medida vem realmente para ajudar nessa integração das entidades, que trabalhando juntas serão muito mais fortes na captação de recursos para o estado na realização de eventos. Agora, com essa estrutura, poderemos trabalhar de uma maneira muito mais tranquila e alcançar melhores resultados”, destacou.

O empresário Magno Souza, operador de um empreendimento que atua principalmente no turismo de aventura e contemplação, avalia como importante e oportuna a criação da Casa do Turismo, devendo o espaço se tornar uma referência oficial para o trade turístico local.

“A Casa vai agregar todas as instituições ligadas ao setor e isso deverá gerar um ambiente onde toda a temática passa a convergir num mesmo local, facilitando a troca de conhecimentos, informações, experiências, e fortalecendo assim as relações entre os profissionais da área, somando esforços para o desenvolvimento das atividades de Turismo em nossa região”, comentou, enfatizando a satisfação com o funcionamento desta nova estrutura em Roraima.
 
Salão de Turismo será realizado em novembro
 
Pela primeira vez Roraima sediará um evento que visa mobilizar, promover e comercializar destinos e roteiros turísticos do estado, conforme o programa de Regionalização do Turismo Brasileiro.

Segundo o diretor do Detur, Ricardo Peixoto, o departamento, junto com as diversas entidades representativas do setor em Roraima, já está trabalhando intensamente na organização do 1º Salão de Turismo de Roraima, em que além da participação de empresas, entidades e instituições locais, contará ainda com a participação de outros estados, além da Guiana e Venezuela.

“Já estamos nos organizando e programando para realizar esse grande evento no mês de novembro. Estamos em fase de planejamento das ações e contatos com todos os potenciais participantes. A intenção é mostrar Roraima para os roraimenses e vender os nossos destinos também para o resto do Brasil”, declarou, informando que esta é uma das primeiras ações alavancadas pela recém-criada Casa do Turismo, prevista para ser inaugurada ainda neste primeiro trimestre de 2017.

No Mapa do Turismo Brasileiro estão regulamentados destinos nos municípios de Caracaraí (Águas e Florestas da Linha do Equador), Amajari (O Extremo Norte do Brasil), Boa Vista (Roraima, a Savana Amazônica), Bonfim e Mucajaí.