Cotidiano

Roraima não é contemplado com renovação da frota de ambulâncias

O Ministério da Saúde anunciou, na semana passada, o investimento de R$ 26 milhões para ampliação do atendimento sanitário em Roraima, no entanto, o Estado não foi contemplado com repasse para compra de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e outros veículos para atender as necessidades da população, como ambulâncias brancas e vans para transporte sanitário eletivo.

A situação preocupa devido às constantes reclamações da população sobre falta de ambulâncias para atendimento no Estado. A Folha fez várias matérias de leitores reclamando da falta de veículos na Capital e no interior. No Município de Amajari, na região norte do Estado, pacientes chegaram a ser transportados para a Capital na traseira de caminhonetes. No Município de Caracaraí, centro-sul, a população ficou sem atendimento por conta de falta de manutenção dos veículos.

Sobre o caso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) limitou-se a informar que está pleiteando a renovação da frota de ambulâncias junto ao Ministério da Saúde e no momento aguarda resposta da entidade, porém, não informou se há prazo para que Governo Federal atenda ao pleito. A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) também foi questionada, porém, não comentou o caso.

RECURSOS – Segundo o Governo Federal, a expectativa é que os recursos de R$ 26 milhões sejam disponibilizados para o custeio de novos serviços e ações na Atenção Básica. A medida inclui a ampliação de equipes de saúde da família, consultórios na rua, agentes comunitários de saúde, equipes de saúde bucal e aquisição de novos veículos para transporte de pacientes eletivos e atendimento de urgência e emergência.

Roraima será contemplado com seis equipes de atenção básica para atuar diretamente nos municípios. Sobre o caso, o Governo do Estado informou que os municípios recebem recursos de emendas em seus próprios fundos municipais de saúde, mas não deu mais detalhes sobre a aplicação dos recursos.

A Prefeitura de Boa Vista informou que não havia sido comunicada oficialmente pelo Ministério da Saúde quanto ao anúncio dos recursos citados e, por conta disso, não poderia se pronunciar sobre o assunto.

Publicidade