Esporte

Roraima não terá representantes no pelotão de Elite B da São Silvestre

Segundo informou o presidente da Federação Roraimense de Atletismo (Fera), Carmono Cunha, nenhum atleta de Roraima com índice para competir na prova e largando do pelotão de Elite B, se inscreveu para a Corrida

Nenhum atleta de Roraima estará largando este ano do pelotão de Elite da Corrida Internacional de São Silvestre, evento que acontece no dia 31 de dezembro em sua 92ª edição e que acontece pelas principais ruas e avenidas de São Paulo sendo a mais tradicional e importante prova da América Latina, e também marca o encerramento do ano esportivo no país.

Segundo informou o presidente da Federação Roraimense de Atletismo (Fera), Carmono Cunha, nenhum atleta de Roraima com índice para competir na prova e largando do pelotão de Elite B, para atletas com índice em corridas em seus estados que sejam reconhecidas e homologadas pela Confederação Brasileira de Atletismo CBAt, inscreveu-se para a Corrida.

“Roraima tem direito a duas vagas no pelotão de Elite B, sendo uma no masculino e outra, no feminino, que tenham participado de corridas homologadas pela CBAt”, disse. “No caso de Roraima, apenas a Corrida Internacional 9 de Julho é reconhecida pela CBAt, mas só apareceu um atleta, o Paulo César, que é do Alto Alegre, com intenção de competir, mas não chegou a fazer sua inscrição este ano, acredito que por falta de patrocínio ou outra dificuldade”, disse. “Nenhuma atleta feminina com índice nos procurou”, afirmou.

Ele informou que Paulo César foi o único representante de Roraima na São Silvestre do ano passado, por ser o melhor atleta do Estado de corrida de rua.

Para este ano, Carmono afirmou que em novembro enviou uma nota oficial da CBAt para todos os corredores de rua de Roraima informando sobre os critérios para poder competir da prova largando do pelotão de Elite.

“Tenho uma relação de e-mails dos corredores de rua do Estado e enviei essa nota da CBAT a todos, só apareceu um atleta demonstrando interesse, mas que não se manifestou em fazer a inscrição talvez pela crise em não conseguir bancar as passagens ou conseguir um patrocinador”, disse.

Quanto a outros atletas do Estado que possam ter feito inscrição e que vão competir fora dos pelotões de Elite, Carmono disse que não tem conhecimento.

“Talvez os outros atletas sem índice possam ter firo a inscrição, mas não tenho conhecimento, até porque qualquer pessoa pode fazer a inscrição, pagar a taxa, pagar a passagem, retirar seu kit e participar da prova”, disse.

Ele informou que essa não é a primeira vez que o Estado fica sem ter um representante na São Silvestre. “Já aconteceu em edições anteriores”, afirmou.

“Infelizmente isso acontece, pois é sempre muito divulgado entre os corredores de rua, mas não houve nenhum interesse por parte dos atletas”, frisou.