Cotidiano

Roraima poderá ganhar unidade do Hospital do Câncer de Barretos

Unidade de saúde é referência no País no tratamento de neoplasias e já recebe pacientes roraimenses

Uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos, referência no Brasil e no mundo no tratamento e prevenção de neoplasias, poderá ser instalada em Roraima em breve. As tratativas para implantação de uma Unidade Avançada de Prevenção de Câncer em Boa Vista já foram iniciadas pela governadora Suely Campos, em visita técnica ao hospital nesta semana.

O objetivo é implantar um Centro de Diagnóstico Precoce para o tratamento de câncer no Estado, para ampliar a busca por casos da doença e agilizar o diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero, que é essencial para a cura. Essas duas neoplasias são os tipos mais comuns e com grandes chances de cura, se diagnosticadas na fase inicial.

O projeto conta com uma unidade fixa de exames e diagnóstico, além de uma unidade móvel, adaptada para a realização de mamografia digital, exame de Papanicolau e rastreamento de câncer de pele. Além da estrutura móvel que realizará o primeiro exame, a unidade fixa contará com exames de ultrassom de mama, biópsia de mama, colo de útero, cirurgias de pele e mama, além de consultas médicas nestas especialidades e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde do Estado.

O custo dessa unidade é de R$ 7 milhões, além do custeio mensal, em torno de R$ 150 mil. Conforme Suely Campos, o Governo fará agora o estudo da viabilidade orçamentária para dar andamento ao projeto. “Queremos levar para Roraima os equipamentos mais modernos e a experiência e excelência do Hospital de Câncer de Barretos, que já foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do País. Fiquei maravilhada de ver a estrutura do Hospital. É esse modelo de gestão que queremos para Roraima”, afirmou.

O deputado Hiran Gonçalves, que acompanhou a comitiva, antecipou que vai propor à bancada roraimense que as emendas impositivas do próximo ano sejam direcionadas para atender essa demanda. “A governadora entende a importância do diagnóstico precoce do câncer e a agora, conhecendo a expertise de Barretos, tenho certeza que esse projeto será concretizado em breve”, disse.

Segundo o diretor-executivo do Hospital de Barretos, Boian Petrov, há uma ansiedade do hospital em descentralizar os serviços, para que o paciente seja tratado na origem. “Então estamos incentivando a governadora e vamos dar todo o suporte para implantar esse projeto em Roraima”, assegurou, ressaltando que, somente no ano passado, 57 pacientes de Roraima, dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Rorainópolis, foram tratados no Hospital de Barretos.

CAPACITAÇÃO – Além de implantar o serviço de prevenção e diagnóstico, a parceria com o Hospital do Câncer visa ainda proporcionar a capacitação continuada dos profissionais que atuam na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral de Roraima.

A Unacon faz cirurgias oncológicas, cirurgia plástica reconstrutora da mama, quimioterapia e oferece serviço de cuidados paliativos e visita domiciliar a pacientes fora de possibilidades terapêuticas, com grupos de apoio para familiares e acompanhantes, com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e enfermeiros.