Cotidiano

Roraima realiza primeira conferência voltada para discutir saúde da mulher

Evento debate o papel do Estado, jornadas de trabalho, vulnerabilidade nos ciclos de vida e políticas públicas para as mulheres

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres realiza até hoje, 22, discussões, palestras e elaboração de propostas que podem beneficiar no desenvolvimento de políticas públicas na área. O encontro é aberto para a população em geral e conta com a presença de representantes da saúde dos Municípios e do Estado, instituições privadas e organizações.

O evento trata dos temas que serão abordados na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que ocorrerá em agosto, em Brasília. As abordagens serão voltadas para: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e as consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres; e políticas públicas para as mulheres e participação social.

Para Jandira Negreiros, vice-presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), a conferência é um marco. “Vejo que estamos evoluindo. Essa é a primeira conferência estadual, depois de muito tempo de criação do Estado, mas temos que lembrar que ainda vamos ter a segunda nacional. A primeira foi realizada há trinta anos. Roraima não está tão atrás e vem melhorando não só em nível estadual, mas em nível de Brasil”, avaliou.

Jandira também defendeu a participação não só das mulheres na conferência, mas do sexo masculino. “Os homens também precisam participar para conhecer a problemática da mulher, da vulnerabilidade da mulher. É um momento de juntarmos esforços de homens e mulheres”, frisou.

BOA VISTA – A coordenadora do Núcleo Estratégico de Políticas em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, Cinthia Brasil, explicou que as propostas levadas pelo município são voltadas não só para a saúde, mas em busca de valorização das mulheres em um contexto social.

“Muito embora essa conferência seja de saúde, ela não vem tratar especificamente sobre esse assunto, mas sim de todos os fatores que venham afetar a saúde da mulher. Então, a gente discute o desenvolvimento sócio econômico e ambiental, a relação disso, questões de trabalho, violência, vulnerabilidade. É uma conferência que discute um tema amplo e que envolve todo o contexto que a mulher está inserida”, informou.

“Enquanto Município, nós viemos de uma conferência municipal realizada no mês de maio, tivemos dois dias de discussão intensa a respeito do tema, trouxemos propostas entre os gestores, usuários e o trabalhador da saúde. Propostas relacionadas à questão de trabalho, previdência, idade de aposentadoria das mulheres, jornada de trabalho, atendimentos específico para as mulheres, identificação de violência, alimentação, os fatores que afetam na qualidade de vida, o lazer. Saúde é uma série de coisas, não só a ausência de doenças”, complementou.

RORAIMA – O coordenador-geral da Atenção Básica no Estado de Roraima, Sandro Fernandes, defendeu que a conferência é voltada para discutir as peculiaridades da região. “Nós temos a mulher imigrante, a mulher de outro Estado, a mulher indígena, mulher local, todas diferentes e que vivem em Roraima. Esperamos que, a partir desta conferência, as propostas sejam discutidas, novas surjam e vamos levar medidas que possam modificar a saúde da mulher no Estado”, disse.

O coordenador defendeu as melhorias anunciadas pelo Governo do Estado durante a abertura da conferência. “Temos o investimento no Centro de Referência da Saúde da Mulher, que deve inaugurar agora em julho.

Um prédio voltado e adequado para atender as mulheres e que vai promover a criação de 30 novos leitos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth no espaço antigo do Centro. Também vamos disponibilizar carretas específicas para as mulheres, algo como uma saúde itinerante feminina feita por profissionais especializados, que será lançado em breve”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO – O evento termina nesta quinta-feira, 22, com a criação de grupos para discussão e elaboração das propostas às 8h da manhã no bloco VI do campus Paricarana, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Às 14h serão feitas a leitura e aprovação das propostas e escolha dos representantes que participarão da etapa nacional.  (P.C.)