Cotidiano

Roraima registra mais de 600 trocas entre operadoras no primeiro trimestre

A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom) registrou, nos primeiros três meses do ano, mais de 900 mil transferências entre operadoras de telefonia móvel. Somente em Roraima, foram efetivadas 622 migrações no primeiro trimestre de 2017.

O serviço de portabilidade, que permite trocas de operadoras de telefonia sem alteração do número de identificação do telefone desde que dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de cobertura do mesmo DDD, foi mais procurado nestes meses por quem deseja planos de telefone pós-pago, de acordo com as empresas de telefonia móvel que operam no Estado.

Para Celiane Gomes, consultora de vendas de uma destas empresas de telefonia, a mudança se deu por conta das facilidades oferecidas aos clientes. “Nós realmente encontramos clientes que gostam de mudar de empresa, saber quem é melhor, quem oferece os melhores pacotes, serviços de internet, essas coisas. Mas acho que a vinda para a nossa empresa também é por que a gente faz promoções para quem faz portabilidade”, afirmou.

Celiane destacou ainda que a empresa em que trabalha tem o melhor custo-benefício. “Tem essa possibilidade de ligar para qualquer operadora e isso é muito bom. A pessoa não fica presa, tendo facilidade só para os números da mesma operadora. As pessoas gostam muito por isso, de poder ligar para quem quiser, independente do número. Fora que quem opta pela portabilidade também ganha desconto na aquisição de aparelhos novos”, informou.

Conforme gerente de vendas de outra empresa de telefonia, Ruan Duarte, a companhia também verificou que a portabilidade aumentou cerca de 50% nos três primeiros meses do ano. No entanto, o comerciante atribui a mudança a outro motivo. “Acho que seria mais por conta da insatisfação com outras operadoras. Os clientes chegam aqui e reclamam da cobertura, por que oscila demais. Então, decidem vir para cá, continuar com o número, mas mudar de operadora”, disse Ruan. “Além disso, a gente também procura oferecer promoções e descontos no boleto da conta dos celulares de linha”, informou.

COMO REALIZAR – De acordo com a ABRTelecom, a portabilidade numérica pode ser feita quando o titular do chip ou linha telefônica encaminha a solicitação de transferência de operadora comunicando à prestadora atual para qual empresa deseja migrar. A efetivação desta solicitação acontece em três dias úteis ou, quando o usuário fizer um agendamento específico, após esse período.

Caso o titular do acesso decida desistir da migração e permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, o cliente ainda dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo em andamento. (P.C)