Cotidiano

Roraima registra número recorde de queimadas no início do ano

Até ontem, foram registrados 238 focos de incêndio no estado, um número elevado, segundo o Corpo de Bombeiros

Nos primeiros 15 dias deste ano, foram registrados 238 focos de incêndio em Roraima. Trata-se de um número elevado de queimadas registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quando os satélites começaram a captar os focos de calor pelo estado no início de 2018. O número já é o dobro do que o verificado no ano passado, que teve 108 focos em todo mês de janeiro, e é superior à média histórica para o período.

De acordo o coordenador de planejamento da Operação Roraima Verde da Defesa Civil Estadual, tenente Rodrigo Maciel, a alta tem relação com as altas temperaturas registradas no início do mês de janeiro. “O forte calor dos primeiros quinze dias de janeiro é uma das justificativas desse número tão elevado”, salientou.

Ainda segundo Maciel, a região centro-sul do Estado, que compreende os municípios de Mucajaí, Iracema, Caracaraí e Rorainópolis, é uma das maiores responsáveis pelo crescimento dos números. “A região centro-sul sempre nos preocupa nesse período, pois o número de queimadas registrados na região é um peso grande no registro geral”, comentou.

Desmate e queimadas: aliança de risco

Conforme o coordenador de planejamento da Operação Roraima Verde da Defesa Civil Estadual, tenente Rodrigo Maciel, a causa provável do aumento das queimadas são os focos de calor. “O crescimento de focos em todo estado e principalmente na região centro-sul é ocasionado pela elevação do desmate e pelas altas temperaturas”, disse.

Maciel concluiu dizendo que há várias equipes em todo estado, fazendo um trabalho preventivo de monitoramento para redução das queimadas em todo estado. Ele afirmou que a vigilância será intensificada já que a previsão é que as temperaturas continuem altas em Roraima até o final do período de estiagem e os focos de calor devem permanecer em grande quantidade. “Já estamos realizando um trabalho incansável de monitoramento e não vamos descansar. Nossa equipe vai reduzir esse número de focos de incêndio, mas o alerta é total já que o forte calor vai estar presente nesse período e consequentemente os focos também”, finalizou.

Femarh iniciou calendário de queimadas para 2018

Após várias reuniões do Comitê de Queimadas, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) elaborou o calendário itinerante de emissão de autorização de queimadas para o ano de 2018. Para tanto, a Fundação do Meio Ambiente deslocará o trailer da instituição com um grupo de técnicos até os municípios do interior a fim de receberem a documentação e emitir a autorização de queimada aos produtores rurais.

A execução do calendário iniciou ontem, dia 15, por Rorainópolis, e a ação no município vai durar por quatro ou cinco dias, assim como nas outras cidades do estado. (E.S)