Cotidiano

Roraima sedia Olimpíada Mundial de Profissões

O evento ocorre no Senai, de 5 a 8 deste mês, e terá participação de 407 estudantes

A primeira bateria de provas de seleção dos estudantes que representarão o Brasil na 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, começa nesta terça-feira, 5.

Participarão das provas de seleção da equipe brasileira os estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Eles têm até 21 anos de idade e conseguiram os melhores desempenhos em testes realizados nos estados. 

Nesta fase inicial, serão realizadas 43 provas em 32 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal nos meses de julho e agosto. Participarão da seletiva 407 alunos de 43 ocupações da indústria.

Em Roraima, estarão presentes cinco competidores dos estados do Paraná, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Amapá que serão desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho na ocupação de Redes e Cabeamento Estruturado, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade.

“O rigor técnico das provas é muito alto e a nossa expectativa é selecionar os melhores em cada ocupação”, diz o delegado técnico do Brasil na WorldSkills, José Luis Gonçalves Leitão, que é gerente de Olimpíadas e Concursos do SENAI. Segundo ele, aqueles que conseguirem os melhores desempenhos irão para a fase de preparação para o torneio internacional. “A equipe que representará o Brasil em Abu Dhabi será formada pelos estudantes que conseguirem o índice técnico de cada ocupação”, completa Leitão.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.

Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.

Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria. Os mais bem colocados de cada uma das ocupações recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

Os competidores são estudantes de cursos técnicos e jovens profissionais de até 22 anos de idade no ano em que se realiza a competição. Para conquistar a vaga no torneio, eles participam de seletivas em seus países e, se alcançarem os índices técnicos, garantem o lugar. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo SENAI, campeão da 42º WorldSkills, realizada em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países.

Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo SENAI.

O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

AVALIÇÃO DOS CURSOS DO SENAI – A WorldSkills e a Olimpíada do Conhecimento integram o sistema de avaliação dos cursos do SENAI. As provas aplicadas nas duas competições têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas que estão chegando às empresas.

O desempenho dos alunos nas competições forma um conjunto de indicadores que ajuda o SENAI a avaliar a qualidade da educação profissional e atualizar os currículos das suas escolas.

Com isso, o SENAI mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho.

A Olimpíada do Conhecimento é a competição nacional que o SENAI realiza a cada dois anos. Em 2016, o torneio de educação profissional será realizado em Brasília, de 10 a 13 de novembro, em um novo formato. As provas individuais de cada ocupação das edições anteriores deram lugar a desafios que devem ser resolvidos em equipe.

Os cerca de 500 competidores da Olimpíada terão de usar as habilidades técnicas e pessoais para desenvolver soluções e produtos para empresas e para a comunidade.

Os desafios consideram conceitos como mobilidade urbana, interatividade, economia criativa, sustentabilidade. As equipes serão formadas por um grupo de profissionais de diferentes ocupações.

Eles terão de desenvolver sete projetos que são: casa popular inteligente, carro conceito, soluções sustentáveis em tecnologia da informação, tuning ou carro customizado, roupa multifuncional, festa saudável e produtividade leiteira.