Cotidiano

Roraima será contemplado com ambulâncias, afirma deputado

O Ministério da Saúde divulgou recentemente a aplicação de mais de R$ 1,7 bilhão para ampliação do atendimento sanitário em todo o país. Apesar do material disponibilizado pelo Governo Federal não constar como repasse para a renovação das frotas das ambulâncias em Roraima, o deputado federal Hiran Gonçalves contestou as informações publicadas na edição de ontem, 19, da Folha, e confirmou que o Estado será contemplado.

De acordo com o parlamentar, o Ministério da Saúde conseguiu economizar cerca de R$ 3,5 bilhões no primeiro ano de gestão do ministro Ricardo Barros e, com isso, obteve a liberação de recurso para compra de 14 ambulâncias brancas para cada município do interior do Estado, além da liberação de recurso para aquisição de mais 14 vans para transporte de pacientes.

“O público-alvo serão os doentes crônicos, que fazem tratamento oncológico, de câncer, tratamento renal, que precisam vir para cidade em busca de atendimento e voltar para o interior”, explicou o deputado, que informou também que, em solicitação ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi pedido que o recurso para a ambulância de Uiramutã, a nordeste do Estado, contemplasse um veículo 4×4, por conta da necessidade em razão das peculiaridades do município, localizada em região de serras e com estradas de difícil acesso.

“Nós também estamos liberando uma ambulância fluvial para atender as comunidades do Baixo Rio Branco e garantimos duas ambulâncias grandes, do tipo Unidade de Tratamento Intensivo [UTI], que serão utilizadas pelo Serviço de Atendimento de Urgência [Samu]”, afirmou Hiran.

Segundo o deputado, a ambulância branca, as vans, a academia da saúde e a unidade de odontologia fixa serão descentralizadas, ou seja, adquiridas diretamente pelos municípios, com exceção da ambulância de Uiramutã. Já com relação às ambulâncias do Samu, Hiran informou que o próprio ministério vai realizar a compra e encaminhamento para os estados.

“A aquisição desses equipamentos e carros depende da agilidade de cada prefeitura para realizar o seu processo licitatório e comprar o seu material, mas, até o final do mês, todos os recursos estarão descentralizados, dependendo das propostas inseridas no sistema”, disse Hiran. “O sistema será aberto na próxima segunda-feira, para que todos os municípios apresentem suas propostas e para que o recurso seja liberado”, acrescentou.

MAIS INVESTIMENTOS – Além das ambulâncias, o deputado informou que o Estado foi contemplado com um gabinete odontológico fixo para cada município e com um polo do Academia da Saúde, programa do Governo Federal de promoção de saúde e combate à obesidade. “Um dos maiores custos com a saúde no Brasil é justamente a obesidade e suas complicações, como a diabetes e a hipertensão, que são o que mais causam doenças crônicas no mundo”, disse o parlamentar.

Outra aquisição foi um equipamento para a realização de cirurgia em vídeo no Hospital Geral de Roraima (HGR). “O aparelho que nós temos em Roraima é muito antigo, com duração de mais de 15 anos. Conseguimos confirmar com o Ministério da Saúde e direcionar uma nova unidade para o HGR, um aparelho caro, que precisa de renovação”, declarou. (P.C.)