Cotidiano

Roraima será um dos oito Estados contemplados em programa nacional

Ações de fomento para o turismo serão iniciadas no mês de junho, com cursos de Ensino à Distância de qualificação

Roraima é um dos oito Estados brasileiros contemplados com o programa Brasil + Turismo, do Ministério do Turismo, que tem como objetivo aumentar o fluxo turístico para o País e, como consequência, alavancar a economia nacional. Entre as principais medidas contidas no programa estão a facilitação de entrada de estrangeiros, ampliação da competição aérea e a qualificação de profissionais que trabalham na linha de frente. No Estado, as ações de fomento para o turismo serão iniciadas no mês de junho, com o início dos cursos de Ensino à Distância (EaD) de qualificação.

No primeiro momento, o diretor do Departamento de Turismo do Estado (Detur), Ricardo Peixoto, explicou que o setor turístico nacional está sendo modernizado com aproveitamento e empoderamento dos órgãos estaduais de turismo. Ele explicou que cada órgão precisa ter liberdade e autonomia nas ações. Em Roraima, o Detur faz parte da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). “O turismo não pode esperar.

Se chega um grupo de turistas querendo ir à Pedra Pintada, eu tenho que estar pronto para atendê-lo. E aí entra a qualificação profissional”, disse.

Os cursos à distância vão ocorrer nos meses de junho e julho deste ano. Cerca de 140 cursos serão disponibilizados em âmbito nacional. No mês de agosto, serão iniciados os cursos profissionalizantes presenciais por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Inicialmente serão ofertados sete cursos para Roraima. As inscrições podem ser feitas no site do Ministério do Turismo.

Segundo o diretor do Detur, Boa Vista está sendo transformada em um portal de entrada que recebe, acolhe e distribui aos centros onde acontece o turismo. Contudo, é preciso fornecer um bom atendimento em todos os setores. “Quando alguém quer conhecer o Tepequém e é encaminhado ao local, é preciso que esta pessoa seja bem recebida na entrada, no hotel e nos restaurantes por pessoas capacitadas, que visam à melhora na qualidade dos serviços e produtos”, enfatizou.

A respeito da contemplação, ele disse que todos os 27 Estados brasileiros foram avaliados de acordo com características, prazo e classificação nas faixas que serão atendidas. Conforme Peixoto, o Mapa Nacional do Turismo é dividido em cinco faixas (A, B, C, D e E) e que as chamadas iniciaram com as duas primeiras faixas. “Boa Vista está contemplada na faixa A, a demanda local se encaixa na oferta nacional e cumprimos todos os prazos”, declarou.

REGIONALIZAÇÃO – Peixoto explicou que, paralelo à qualificação, foi iniciado um programa de regionalização e qualificação das regiões. Na semana passada, foi aberta a segunda etapa no Município de Rorainópolis, a cerca de 220 quilômetros da capital, no Sul do Estado, referente à atualização do mapa nacional. Dos 15 municípios de Roraima, apenas cinco estão no mapa. “Isso envolve um processo de sensibilização e capacitação. Rorainópolis já está praticamente de volta ao mapa e online ao mundo. Os hotéis estão interligados mundialmente”, relatou.

Com a finalização da qualificação no Município, os municípios de Pacaraima e Cantá serão os próximos a serem visitados. “O turismo vive do novo, da fantasia e dos sonhos. Você sonha conhecer algo, imagina, junta um dinheiro para isso, turismo vive em cima dessa escolha. E se criamos novas opções de sonhos, consigo realizar os dois lados da moeda”, ressaltou.

INSCRIÇÃO – Os interessados em participar dos cursos podem acessar o site do Ministério do Turismo (http://www.turismo.gov.br). No site, o interessado vai visualizar os programas que pode escolher para o curso à distância e a área que pretende se qualificar. Em seguida, será feita uma triagem no próprio Detur, para então ser realizada chamada das pessoas para a capacitação. No caso dos municípios do interior, o diretor explicou que durante as visitas o Detur está analisando quem trabalha com turismo para receber a qualificação. (A.G.G)