Cotidiano

Roraima tem 341 casos notificados de sarampo

Desse total, 83 foram confirmados, 238 estão sendo investigados e 20 foram descartados

Dados do surto de sarampo em Roraima foram divulgados nesta segunda-feira, 07, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde notificou 341 casos até o momento e confirmou o primeiro caso em um paciente da Argentina.

Desse total, 83 foram confirmados, 238 estão sendo investigados e 20 foram descartados. Das confirmações, 57 são em pacientes venezuelanos, 24 em brasileiros, um guianense e o primeiro caso em um argentino.

Os municípios confirmados continuam sendo Boa Vista, Cantá, Uiramutã e Pacaraima, porém, houve aumento no número de investigações com os dois primeiros casos investigados em Iracema. Agora, segue a investigação em Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã.

A variação de idade ocorre entre três meses a 35 anos, sendo na maioria dos casos do sexo masculino. Também dentre os casos de Sarampo, os dados revelam que a maioria dos pacientes são indígenas.

No Brasil, os últimos casos de sarampo ocorreram entre os anos de 2013 a 2015, sendo confirmados 1.310 casos em todo país. Nesse período, o estado de Roraima confirmou um caso de sarampo, importado do estado de Ceará. Em setembro de 2016, a circulação do vírus do sarampo na Região das Américas havia sido declarada eliminada.

Com informações da repórter Paola Carvalho