Cotidiano

Roraima tem mais de 340 casos notificados de sarampo

Índice de notificações subiu 9% nos últimos 15 dias, além do aparecimento das duas primeiras investigações em Iracema

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou dados atualizados da epidemia de sarampo em Roraima nesta segunda-feira, 7. De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde (CGVS) foram notificados 341 casos até o momento, sendo 83 deles confirmados.

Do total de casos notificados, 238 estão sendo investigados e 20 já foram descartados. Considerando a distribuição dos casos notificados de sarampo por nacionalidade e classificação, foram confirmados 57 casos da doença em pacientes da Venezuela, 24 do Brasil, um da Guiana e o primeiro caso em um paciente oriundo da Argentina.

Sobre as características dos pacientes, os dados indicam uma situação distinta entre brasileiros e venezuelanos. Dos 24 casos confirmados em brasileiros, apenas um é indígena. Já dos 57 pacientes venezuelanos, 31 são indígenas e 26 não indígenas. Os pacientes têm entre três meses a 35 anos, sendo na maioria dos casos do sexo masculino.

MUNICÍPIOS – Os municípios com casos confirmados continuam sendo Boa Vista (62), Cantá (1), Uiramutã (1) e Pacaraima (19), os mesmos há duas semanas. Porém, houve aumento no número de investigações com os primeiros casos verificados em Iracema.

Agora, a investigação segue em Alto Alegre (2), Amajari (35), Boa Vista (135), Cantá (11), Caracaraí (1), Caroebe (1), Iracema (2), Pacaraima (41), Rorainópolis (9) e São João da Baliza (1). Dos 20 casos descartados, todos eles foram investigados na Capital.

ANÁLISE – O último relatório divulgado pela Sesau, em 24 de abril, indicava a notificação de 312 casos de sarampo, ou seja, um aumento de 9,2%. Já o número de casos confirmados passou de 80 para 83, com um aumento de 3,75%; de investigados passou de 216 para 238, um aumento de 10,18%.

92 mil doses de vacina foram aplicadas

Apesar da campanha oficial de vacinação contra o sarampo ter sido encerrada pelo Ministério da Saúde no dia 24 de abril, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Boa Vista mantiveram a aplicação de doses. Segundo a Sesau, até o momento, foram aplicadas 92.945 doses em todos os 15 municípios.

A estratégia utilizada pelo Governo para encontrar o máximo de pessoas que não estejam vacinadas é promover ações em pontos específicos de grande concentração de pessoas na faixa etária alvo, de seis meses a 49 anos. As ações estão sendo realizadas em igrejas, órgãos públicos e escolas.

“Na segunda-feira, 7, por exemplo, foram realizadas ações no Instituto Batista de Roraima (IBR) e nesta terça-feira, 8, as equipes do Estado seguem para o Conselho Regional de Enfermagem. Lembrando que estas ações são complementares às estratégias dos municípios, que são os responsáveis pelas ações de vacinação”, informou a Sesau.

MUNICÍPIO – Já a Prefeitura de Boa Vista disse que ontem, 7, foram iniciadas ações de combate em escolas, creches e casas-mãe. Ressaltou também que a vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades básicas de saúde o ano todo.

Com relação à ação de vacinação de casa em casa em regiões estratégicas, o Município informou que as atividades já estão sendo elaboradas e devem começar ainda este mês de maio.

Embora questionada, a Prefeitura não informou dados atualizados de vacinados contra o sarampo em Boa Vista, afirmando apenas que “há uma força-tarefa sendo providenciada para a contabilização e lançamento dessas informações no sistema” e assim que os dados estiverem disponíveis, serão divulgados para a população. (P.C.)