Cultura

Roraima terá Centro Cultural de cultura e língua japonesa

O Centro deverá intensificar a difusão do idioma japonês e da cultura japonesa em Roraima

Um Projeto para a Construção do Centro Cultural da Associação Nipo-brasileira de Roraima foi assinado pelo Cônsul Geral do Japão em Manaus, em exercício, Takahiro Iwato e, da presidente da Associação Nipo-brasileira de Roraima, Elizabeth Mitie Fukuda. O objetivo é criar em Roraima, um espaço dedicado à cultura e língua japonesa em Roraima.

A Entidade beneficiada, Associação Nipo-brasileira de Roraima (ANIR), recebeu oitenta e três mil, duzentos e vinte e quatro dólares para a construção do novo prédio que ira sediar o Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura.

De acordo com Elizabeth Mitie Fukuda, a modalidade de cooperação cultural é dirigida especialmente a entidades que realizam projetos, que contribuem para o desenvolvimento da atividade cultural, inclusive idioma japonês e de ensino superior nos países em desenvolvimento.

Segundo ela, o primeiro Centro Cultural terá as salas de língua japonesa em Boa Vista/RR em uma área total de construção 188,75m²: 2 salas de aula, 1 hall, 1 secretaria, 3 banheiros.

“O Brasil e o Japão, distantes fisicamente, mas são países muito amigos. Grandes parceiros comerciais e diplomáticos. Isso é fato, há mais de 120 anos, quando Brasil e Japão resolveram assinar um Tratado de amizade. E a história da imigração japonesa no Brasil, iniciou há 108 anos. Na região norte há 87 anos e em Roraima há 61 anos”, contou.

O Brasil acolheu os imigrantes japoneses, e estes constituíram uma história de superação de dificuldades na construção de um legado: o estreitamento dos laços de amizade, e uma história de participação importante no desenvolvimento em diversas áreas, principalmente na agricultura do Brasil.

Muitas empresas japonesas se instalaram no Brasil. E no pólo industrial de Manaus, são 41 empresas gerando 17.000 empregos diretos.

“E hoje, para Roraima e para o Brasil, mais um motivo de alegria e reconhecimento dessa ligação tão forte. Um momento muito especial. Os imigrantes pioneiros, desde cedo sonharam com a construção desse centro cultural. Muito especial também para toda a comunidade roraimense que terá um local de referência, agora saberão onde  buscar  a  cultura japonesa”, relatou.

Para ela, o apoio do governo japonês, será um marco importante, pois representa o fortalecimento da comunidade nikkey de Roraima, e uma maior integração com a comunidade roraimense.

“Esse centro cultural será construído em uma área de 3.000m² doado pela prefeitura de Boa Vista. Nossos profundos agradecimentos ao Consulado Geral do Japão em Manaus, que tornou esse sonho uma realidade”, finalizou.