Cotidiano

Roraima terá uma 2ª Vara da Infância e Juventude

De acordo com juíz, nova vara será inaugurada em Agosto

A criação da 2ª Vara da Infância e Juventude em Boa Vista atende uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que diz que a cada grupo de 100 mil habitantes, seja instalada uma vara para a infância. De acordo com o Juiz substituto da Vara da Infância e Juventude, Marcos Oliveira, um dos motivos é o aumento de infrações relacionadas aos jovens na capital.

“Existe um estudo que atestam que as demandas provenientes de um território acima de 100 mil pessoas, necessita da instalação de uma vara especializada e de um juiz.É necessário olhar para a criança e adolescentes que estão em situação de risco, e ter uma relação mais afetiva com o adolescente que é um ser ainda em desenvolvimento, é melhor do que lidar com um adulto que já está inserido na criminalidade, quanto mais cedo, menos adultos problemáticos nos teremos” ressalta o juiz.

Para o Juiz, não se pode negar que o crime organizado, as facções criminosas, o tráfico de drogas tem alcançado cada vez mais o adolescente. Com a instalação da segunda vara, a expectativa é que a demanda seja dividida entre as duas para atender a demanda.

“Nós observamos que houve uma grande mudança nos atos infracionais que Boa Vista tem passado. A demanda atual da Vara e adolescentes é de 1.800 processos e a criação dessa 2ª vara vai ajudar na liberação desses processos, além de auxiliar no aumento da fiscalização da rede de proteção” relata.