Cotidiano

Roraima teve mais de 8 mil inscritos

De acordo com o INEP, mais de 8 mil dos quase 1,7 milhão de inscritos são do Estado

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado nesse domingo, 5, e teve como objetivo certificar o ensino de pessoas que não concluíram a Educação Básica na idade certa e prestaram o projeto Educação Jovens e Adultos (EJA). 1,7 milhão de pessoas em todo o Brasil se inscreveram. Em Roraima foram 8.529 pessoas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 356.325 pessoas se inscreveram visando o certificado do ensino fundamental, enquanto 1.339.282 visando o certificado do ensino médio. Destes, 52% são mulheres. Ao todo, 592 municípios realizaram a prova, sendo três em Roraima.

Em Boa Vista, as escolas Oswaldo Cruz, Gonçalves Dias, Fundação Bradesco, Costa e Silva, Lobo D’almada e Ana Libória foram alguns dos locais de aplicação do exame. O certame se consistiu em duas etapas, com a primeira sendo pela manhã, com provas de matemática e ciências humanas, e a segunda, no período da tarde, com provas de ciências da natureza, linguagens e redação.

Diferente do que ocorreu nas edições anteriores do certame, na qual a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) realizava a gerência das atividades do Encceja, este ano a aplicação das provas ficou a cargo de uma empresa contratada pelo próprio Inep. 

Sobre o perfil dos inscritos, 38% deles são representados por pessoas entre 31 e 59 anos. Apesar disso, em Roraima, foi observado que a maior parte dos inscritos é composta por pessoas jovens, abaixo dos 30 anos.

Esse é o caso do estudante Romualdo Sicales, de 19 anos, que contou que apesar da prova não ser tão maçante quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda requer certa administração do tempo, considerado por ele muito curto para responder as questões.

“O Enem é mais difícil, por ter perguntas mais densas. Entretanto, essas provas possuem 30 questões cada. São 60 perguntas para responder em quatro horas e mais uma hora para a redação. É difícil administrar o tempo, mas o conteúdo em si não chega a ser tão pesado. Por isso, estou confiante que vou passar”, comentou. 

A estudante Raikelane da Silva, 18 anos, relatou que possui mais dificuldades no desenvolvimento de redação. Por isso, para ela, a expectativa é que uma boa nota na redação poderia ajudar a conseguir o certificado.

“Me dediquei bem mais para fazer a redação. É a parte que conta mais, então meu foco é ter uma boa nota nela. Como o EJA sintetizou bem os conteúdos da prova, a maior preocupação de todo mundo aqui é sobre a redação.”, afirmou.

O gabarito oficial do Encceja 2018 será divulgado no dia 17 de agosto e os resultados individuais serão exibidos no portal do inscrito no exame a partir de outubro, sem uma data específica anunciada até o momento. (P.B)