Esporte

Roraimense Aristides Lucena garante vaga na Seleção Brasileira de Judô

O roraimense ficou na primeira colocação do Meeting Nacional das Categorias de Base de Judô, competição da CBJ que serviu para definir os representantes do Brasil nos Estágios Internacionais da categoria Sub-18

O judoca roraimense Aristides Lucena Júnior ficou na primeira colocação do Meeting Nacional das Categorias de Base de Judô, competição que abriu o calendário de 2017 da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e serviu para definir, ao lado da Seletiva da Base, os representantes do Brasil nos Estágios Internacionais da categoria Sub-18. As lutas aconteceram no ginásio do Hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

Aristides Júnior, de Roraima foi o campeão na categoria Sub-18 peso Ligeiro (até 55 kg) ao vencer na final, o judoca Matheus Takaki, do Distrito Federal. Antes passou pelos judocas Davi Galati e Rafael Mizuno.

Por telefone, o treinador de Aristides, Sérgio Borba, falou à Folha que, por falta de patrocínio, o atleta viajou sozinho para o Meeting.

“Não pude ir acompanhar o Aristides, ele teve que ir sozinho encarar esse desafio”, disse. “Tivemos dificuldade de patrocínio e ele teve que disputar o Meeting sozinho, e mesmo assim foi campeão”, afirmou.

Borba explicou que com a conquista, o judoca confirmou sua participação na Seleção Brasileira de Judô, na sua categoria, e garantiu vaga no Circuito Europeu.

“Quando ele foi vice-campeão da seletiva, já passou a fazer parte do quadro da Seleção Brasileira e com a conquista do Meeting definiu para qual competição o atleta vai participar, nesse caso para o Circuito Europeu”, disse.

Borba explicou que Aristides retorna para Roraima, assim como os outros atletas classificados retornam para seus estados de origem, e continua a série de treinamentos na Academia Ases do Norte, a qual é o treinador responsável.

“Ele não fará parte de uma seleção para treinar fora, ele já faz parte da seleção, mas a preparação continua sendo em sua academia (Ases do Norte – em Roraima) e quando tiver as competições do Circuito Europeu, ele viaja para competir representando o Brasil e Roraima”, disse.

Borba destacou a conquista de Aristides e falou em abrir portas para outros atletas do Estado.

“Esse feito do Aristides abre portas para que outros atletas possam se espelhar e buscar essa condição aqui mesmo no estado sem a necessidade de sair para grandes centros já que o Aristides nunca precisou sair para conquistar seu espaço lá fora e tudo foi fruto de treino, dedicação e empenho”, disse.