Esporte

Roraimense Danillo Brito tem treino de “luxo” com campeões olímpicos

Danilo falou de sua experiência em ser convocado para o treinamento e ter a oportunidade de vivenciar momentos com ídolos como Flavio Canto, Sarah Menezes, Victor Penalber e Rafaela Silva

O atleta roraimense Danillo Rodrigues Brito, faixa roxa, categoria Sub 15 menos de 48 kg, da Associação Ases do Norte de Judô de Roraima, teve uma experiência que jamais vai esquecer na vida. Convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Comitê Olímpico do Brasil (COB) para participar do II Camping de Treinamento de Judô Escolar, entre os dias 12 e 17 deste mês na base da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, o atleta acabou tendo um treino de luxo e uma oportunidade que poucos judocas no Brasil tiveram: treinar com as campeãs olímpicas Sarah Menezes e Rafaela Silva no Centro de Treinamento do Time Brasil, na Barra da Tijuca. A atividade foi comandada pelo técnico da seleção olímpica feminina, sensei Mario Tsutsui.  

De volta a Boa Vista, Danilo falou de sua experiência em ser convocado para esse treinamento e ter a oportunidade de vivenciar momentos com ídolos como Flavio Canto, Sarah Menezes, Victor Penalber e Rafaela Silva, dentre outros atletas de ponta da modalidade.

“Foi uma experiência incrível uma sensação muito boa poder chegar lá e ter essa oportunidade única e adquirir essa experiência com atletas de ponta”, disse.

Apesar da pouca idade, 14 anos, Danillo já tem a experiência de uma medalha de ouro no U.S Open, nos Estados Unidos, e uma de prata nos Jogos Escolares do ano passado, o que o credenciou a ser convocado entre os 20 atletas masculinos para o treinamento com a Seleção Brasileira Escolar.  

“Essas conquistas são frutos de muito trabalho e isso influenciou na minha convocação e principalmente a medalha de prata dos Jogos Escolares do ano passado”, afirmou.

O treinamento no Rio de Janeiro durou seis dias e neste período Danillo disse que experimentou novas técnicas de lutas e que acumula para seu aprendizado e está repassando a experiência para os demais atletas da Associação Ases do Norte, onde treina diariamente com o professor Sergio Borba.

“Num treinamento desses aprendemos novas técnicas e mostramos um pouco do que sabemos e o resultado final é de mais experiência para serem aplicadas nas próximas competições”, disse o atleta que divide seu tempo entre os treinamentos diários pela parte da noite e os estudos no 8º ano no Colégio Claretiano, pela manhã.

“Já estamos treinando para duas competições. Uma que acontece em Manaus e outra no Rio Grande do Sul, ainda com datas a serem definidas”, disse.

PATROCÍNIO – Mesmo com toda essa bagagem, o atleta afirmou que ainda não tem patrocinador e que está aberto a receber propostas de empresas que queiram associar suas marcas a um nome campeão.

“Por enquanto minha família é que vem bancando as despesas com viagens, inscrições e logísticas, mas estamos abertos para conversar e conseguir patrocinadores”, disse o campeão que está nos tatames desde os três anos de idade.