Esporte

Roraimense Hermano Damasceno conquista prata e bronze na Copa Brasil de Paraciclismo

A primeira medalha de Hermano foi de prata e veio na prova de Contra Relógio, competindo pela categoria Handbike H1. A medalha de bronze foi conquistada na prova de Resistência

Orgulho de Roraima. O paraciclista Hermano Damasceno conquistou duas medalhas na primeira etapa da Copa do Brasil de Ciclismo Paraolímpico, competição realizada neste final de semana no Velódromo Municipal de Indaiatuba, interior de São Paulo, nas modalidades de Paraciclismo de Estrada (resistência) e Contra Relógio, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). A edição é um dos principais eventos do calendário nacional e contou pontos para o ranking nacional.

A primeira medalha de Hermano foi de prata e veio no sábado na prova de Contra Relógio, competindo pela categoria Handbike H1 e com percurso de 3,5 Km, com largada e chegada no Velódromo. A segunda medalha foi de bronze e foi conquistada na prova de Resistência realizada na manhã de domingo, também com percurso de 3,5 Km, com largada e chegada em frente ao Condomínio Residencial Dona Lucilla, no Jardim Esplanada. Damasceno foi o único representante da Região Norte.

De Indaiatuba, Hermano falou de sua emoção e dificuldades de competir na Copa do Brasil.

“Há dois anos venho participando da Copa Brasil e a cada ano que passa o circuito fica mais difícil e mais técnico. Mas graças a Deus fiz um bom trabalho. Até aqui Deus me ajudou”, disse.

Ele informou que este ano a Confederação colocou um circuito “duro e muito técnico”. “Havia subidas onde eu praticamente parei com a minha bike. Mas não parava de pedalar. Ia no meu ritmo.  Na última volta botei pressão na bike e vi que era possível chegar entre os primeiros. Respirei fundo e não parei.  Desci uma reta final tão rápido e concluí, eu sabia que tinha chance de alguma coisa, mas não acreditava que era possível um segundo lugar”, disse emocionado. “Agradeço primeiro a Deus, pois sou privilegiado. Depois a minha família, principalmente Janaína, minha esposa, que sempre me apoiou e suporta junto comigo as dificuldades e da minha patrocinadora”, frisou.

Damasceno informou que fez toda a preparação em Boa Vista e que não foi fácil, especialmente a espera de patrocínio.

“Acordo às 4h pra treinar, tive dificuldade com as chuvas e com a falta de patrocínio. Mas não desisti. De última hora ganhei o apoio da Depil Design que acreditou no meu potencial e venci. Levei a bandeira de Roraima ao pódio”, afirmou.

HANDBIKE (H1 A H5) – A categoria Handbike é praticada por atletas que não tem os movimentos nos membros inferiores (paraplégicos e tetraplégicos), e impulsionam as bicicletas adaptadas (handbike) com os braços. A modalidade é disputada com equipamento que tem o mesmo princípio de uma bicicleta comum, considerando algumas peculiaridades: três rodas para manter o aparelho estável no chão quando não está em movimento, freio de mão na roda dianteira e para-choque para proteger de uma batida entre duas handbikes em uma corrida, evitando assim acidentes.