Esporte

Roraimense João Henrique começa carreira tarde e se destaca em clube paulista

Ele abandonou o ciclismo e iniciou no handebol aos 15 anos. Com 17, foi ao Jacareí e, em menos de um ano, tornou-se um dos principais atletas do time

Por volta de seus oito anos de idade, João Henrique Ghirotti de Faria descobriu o ciclismo. Praticou a modalidade até os 18. Aos 15, foi apresentado ao handebol pelo técnico Wandernaillen Lima Pereira, e se apaixonou pelo esporte. Esta idade é considerada tardia para se começar.

Disputou competições locais e projetou um futuro mais promissor, ao sair de Roraima, em janeiro de 2015, quando o Jacareí (SP), um dos principais times do Brasil, com sede localizada a 80 quilômetros da capital de São Paulo, realizou uma seletiva em Minas Gerais.

O roraimense chegou atrasado à “peneira” – o evento já tinha quatro dias de iniciado. Mas conseguiu convencer o time paulista a participar. Resultado: João Henrique foi destaque em três dos quatro dias que participou da seletiva, foi aprovado e tornou-se atleta do clube. Naquela altura, abandonara o ciclismo, e o handebol tornou-se sua paixão oficial. “A partir daí, não parei mais, nem pretendo parar tão cedo”, disse o armador-esquerdo titular do Jacareí e um dos principais jogadores do clube.

Na temporada passada, João Henrique, de 18 anos e 1,90m de altura, constatou a diferença entre os calendários do handebol de Roraima e São Paulo: o número de competições. Em um ano, disputou sete torneios, a mesma quantidade de campeonatos que disputou entre 2012 e 2014 atuando nas quadras roraimenses.

Os Jogos Escolares são uma das principais competições que disputou em Roraima. Em 2012, representando a escola Cícero Vieira Neto, de Pacaraima, comandada por Wandernaillen, ficou entre as últimas colocações. No ano seguinte, transferiu-se para a escola Gonçalves Dias, de Boa Vista, e ficou em terceiro lugar, mesma posição alcançada em 2014.

Já pelo Jacareí, o roraimense se destacou individualmente em diversas oportunidades, como na conquista do título da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, onde foi o artilheiro do time em dois dos três jogos que atuou; no vice-campeonato da Freguesia Cup Juvenil, onde marcou maior número de gols em quatro dos seis duelos; e quando o Jacareí ficou em quarto na etapa estadual dos Jogos Abertos da Juventude, onde o jogador foi vice-artilheiro.

João Henrique ainda teve participações importantes na Liga Paulistana, ao ser artilheiro do time em cinco dos sete jogos que atuou. “Em São Paulo, as competições são de nível nacional, tem atletas de tudo quanto é Estado, tem uma visibilidade maior, tem uma chance maior de ir à seleção brasileira”, declarou. “Jogar em time escolar é uma coisa. Jogar em clube é totalmente diferente, o nível é muito maior”, acrescentou.

No fim de 2015, o jogador foi eleito destaque do ano da modalidade de handebol, pela Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí. João Henrique, que tem contrato com o clube até o fim de 2016, é titular do time paulista em três categorias: Juvenil (17 a 19 anos), Júnior (19 a 21) e Adulto (a partir de 18). O atleta roraimense Dhiego Mark é companheiro do jogador no time.

De férias em Boa Vista desde dezembro, João Henrique realizou, neste período, a Taça Cidade de Boa Vista de Handebol, em homenagem ao jogador Matheus Sato, que morreu em uma partida em Goiás; participou de uma equipe nos Jogos de Verão; e treinou forte visando a temporada de 2016 no Jacareí.